Proença-a-Nova: Associação de pais inicia em março projeto solidário

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova inicia em março um projeto solidário cujos donativos revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

  • Educação
  • Publicado: 2016-02-15 11:59
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova inicia em março um projeto solidário cujos donativos revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Associação de Pais, Ana Menezes, explicou que o projeto de solidariedade social "Um dia pelos outros" vai para o terreno a 21 de março e estende-se até 31 de maio.

"O projeto envolve a associação de pais, alunos e a comunidade de Proença-a-Nova. Achamos que é um projeto interessante e, como pais, queremos que a solidariedade não passe só por palavras e que sejamos também um exemplo para os nossos filhos", referiu.

Esta iniciativa tem como objetivo promover o apoio a pessoas carenciadas e a responsabilidade social de cada aluno enquanto cidadão.

Os alunos que integram o "Um dia pelos outros" vão dedicar um dia de trabalho solidário a desenvolver atividades que serão gratificadas com donativos, sendo a verba recolhida canalizada para uma causa social que este ano vai ser a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Ana Menezes explica que as inscrições dos participantes vão decorrer até 18 de março, sendo que o projeto vai para o terreno a 21 de março.

Cada aluno ou grupo de alunos, até um máximo de quatro, escolhe o serviço voluntário a realizar junto de uma empresa, instituição ou de um particular que será depois desenvolvido no dia e horário acordado entre as duas partes.

O valor do donativo é estipulado previamente à realização da tarefa, tendo o aluno ou alunos que concordar com o montante estabelecido.

O projeto tem como destinatários todos os alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, sendo que estes podem desenvolver atividades tão variadas como serviço de mesa, secretariado, limpezas, estafeta, jardinagem, trabalhos agrícolas ligeiros, entre outros.

Ana Menezes adiantou que, neste momento, já existem diversas instituições, empresas e até particulares interessados em colaborar e receber os alunos.

O projeto "Um dia pelos outros" é organizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova em colaboração com os professores de Educação Moral e Religiosa Católica e Educação para a Cidadania.

Neste primeiro ano do projeto, a escolha da instituição de solidariedade, para onde vai ser encaminhado o montante recolhido, foi da responsabilidade dos alunos do 11.º ano.

PUB

PUB

PUB

PUB