Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 9 de fevereiro de 2016

Penamacor: GNR sensibiliza Academia Sénior sobre “Internet Segura”

Por: Diario Digital Castelo Branco

A GNR através do Núcleo da Escola Segura do Destacamento Territorial do Fundão esteve na Academia Sénior de Penamacor para sensibilizar os alunos para os perigos da internet e formas seguras de navegação.

A GNR através do Núcleo da Escola Segura do Destacamento Territorial do Fundão esteve na Academia Sénior de Penamacor para sensibilizar os alunos para os perigos da internet e formas seguras de navegação.

Nunca, como agora, foi tão fácil e rápido trocar informação quebrando as barreiras do espaço e do tempo. Para acompanhar esta revolução é fundamental ensinar aos utilizadores a forma segura de usufruir da internet e de sensibilizar para uma utilização informada e responsável, refere o comunicado enviado ao Diário Digital.

Segundo o Cabo-Chefe Cerdeira é importante informar e sensibilizar os alunos da Academia Sénior de Penamacor assim como a população no seu todo para os perigos do mundo online e dar ferramentas de formas de utilização segura da internet, dando como exemplo “pensar muito bem antes de publicar algo na internet de forma a não divulgar dados pessoais online e caso receba um convite estranho na internet deve denunciar”.

Apesar da acumulada experiência de vida dos alunos da Academia Sénior de Penamacor, a internet é ainda uma ferramenta recente que veio fazer parte da vida dos seniores que aprenderam nesta lição sobre “Internet Segura” que há várias medidas e atitudes que podem adotar em prol da sua própria segurança e como prevenir muitos perigos, como a exposição fácil a conteúdos impróprios. Para além destes perigos, o Cabo-Chefe Cerdeira, falou ainda de outros, como a possiblidade de serem assediados comercialmente para fazerem compras e o consumo excessivo da internet, como uma dependência ou vício.

Uma plateia atenta ouviu do Cabo-Chefe Cerdeira e do Guarda Principal Moreira, do Núcleo da Escola Segura da GNR do Destacamento Territorial do Fundão, a que pertence o Posto de Penamacor, o quanto é relevante nunca dar informações a desconhecidos que permitam a sua localização nem colocar coisas íntimas na internet, mesmo quando pensam que só os amigos vão ter conhecimento.

A GNR sabe o quanto é importante que a comunidade penamacorense consiga reconhecer as situações de risco, porque só desta forma é possível ter comportamentos que respondam, de forma adequada, às situações que surjam porque uma utilização informada e responsável contribui para elevar a qualidade da internet onde navegamos. Os elementos de segurança aconselharam a colocar em prática cinco passos que contribuem para uma internet melhor e mais segura.

Integrado no plano de atividades extra curriculares da Academia Sénior de Penamacor, a sessão de sensibilização terminou com alguns alertas para uma internet mais segura e com um período de perguntas e respostas que permitiu clarificar dúvidas sobre o mundo online.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!