Castelo Branco: Cine –Teatro recebe nova criação de Pedro Ramos dia 29

Após a estreia em Gouveia, o coreógrafo e bailarino Pedro Ramos apresenta a sua nova criação Coniunctio, resultado de uma nova fase do seu percurso enquanto criador, num dueto com Sandra Rosado, no Cine – Teatro Avenida dia 29 de Janeiro, às 21:30 horas.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-01-21 11:33
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Após a estreia em Gouveia, o coreógrafo e bailarino Pedro Ramos apresenta a sua nova criação Coniunctio, resultado de uma nova fase do seu percurso enquanto criador, num dueto com Sandra Rosado, no Cine – Teatro Avenida dia 29 de Janeiro, às 21:30 horas.

Em Coniunctio, o coreógrafo propõe olhar para o espaço íntimo entre duas pessoas e trabalhar com a electricidade gerada pela proximidade, bem como com o potencial de transformação que esse encontro produz. A partir da visão de que o corpo é energia, procura integrar a união dos opostos: do corpo e da consciência, do indivíduo e do colectivo, do masculino e do feminino, do consciente e do inconsciente, da relação do exterior com a experiência do interior.

O território de investigação deste trabalho coreográfico surge do interesse de Pedro Ramos no que écomum à Ciência e à Arte, onde a dança e o trabalho do corpo são um veículo de crescimento, de expressão e de investigação que criam Conhecimento. Nele cruzam-se áreas como o Yoga, a Psicologia, a Alquimia e as Artes Performativas, procurando uma visão alargada sobre o Corpo (performativo).

Coniunctio, uma criação com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Duração: Aprox. 50’ Classificação etária: m/16 anos Bilhetes: 5€

Os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira do Cine-Teatro Avenida ou por reserva através: bilheteira.ctavenida@gmail.com | T. 272 349 560

Mais informação em www.culturavibra.com

 

Sinopse

Coniunctio é o nome dado à operação Alquímica que permite juntar dois elementos distintos com a finalidade de obter um terceiro, que em unidade reúna os seus opostos. A electricidade pulsante que advém da junção mediada dos opostos é aqui explorada no encontro de dois corpos, servindo-se assim de contexto para a exploração dos vários aspectos intrínsecos ao tema da relação entre duas pessoas. Dentro da linguagem que tem vindo a ser desenvolvida pelo criador, pretende-se aprofundar o tema da sintonia, traduzido na comunicação entre os corpos dos intérpretes. A partir de uma dança abstracta procura-se uma visão erotizada do universo, onde os princípios opostos se intercruzam em ciclos de transformação.

 

Ficha Artística

Concepção Artística, Coreografia – Pedro Ramos Interpretação – Pedro Ramos e Sandra Rosado Composição musical – Carlos Andrade Desenho de Luz – Pedro Ramos e Nuno Figueira Composição de Espaço Cénico – Pedro Ramos e Miguel Ferraz Direcção Técnica – Nuno Figueira Produção – Patrícia Soares Comunicação | Assessoria de imprensa – Rita Piteira Design – Joana Manaças Co-Produção – Teatro-Cine de Gouveia e Cine-Teatro Avenida Apoio – Vo’Arte, Trilhos Verdes, Companhia Nacional de Bailado e Culturgest Projecto apoiado por Fundação Calouste Gulbenkian

 

Ordem do O

Plataforma para o desenvolvimento, produção e divulgação de uma nova linguagem coreográfica e de uma metodologia de criação artística assente no trabalho de pesquisa que Pedro Ramos tem levado a cabo nos últimos anos em colaboração com outros companheiros de percurso. Apela a um entendimento daquilo que está presente nos ciclos da vida, daquilo que é essencial e se repete de forma renovada.

PUB

PUB

PUB

PUB