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Castelo Branco: AE Afonso de Paiva aderiu ao Projeto "Boys Reading"

O Boys Reading é um projeto europeu, envolvendo um grupo de investigadores, pais, professores, bibliotecários e alunos do Chipre, Croácia, Grécia, Polónia, Portugal e Roménia, que visa promover as competências da leitura e da literacia junto dos rapazes entre os 11 e os 15 anos de idade, familiarizando-os com os tipos (categorias) de livros, temas e enredos preferidos (subcategorias) e títulos de literatura juvenil e para jovens adultos, assim como oferecer sugestões sobre a forma de os apresentar em contextos educativos formais e informais.

  • Educação
  • Publicado: 2016-01-11 07:38
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O Boys Reading é um projeto europeu, envolvendo um grupo de investigadores, pais, professores, bibliotecários e alunos do Chipre, Croácia, Grécia, Polónia, Portugal e Roménia, que visa promover as competências da leitura e da literacia junto dos rapazes entre os 11 e os 15 anos de idade, familiarizando-os com os tipos (categorias) de livros, temas e enredos preferidos (subcategorias) e títulos de literatura juvenil e para jovens adultos, assim como oferecer sugestões sobre a forma de os apresentar em contextos educativos formais e informais.

Os desafios educativos que os professores e os decisores políticos enfrentam, em matéria de leitura dos rapazes, são frequentemente enunciados na literatura da especialidade. Resultados recentes do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) revelaram diferenças na avaliação da leitura entre rapazes e raparigas, com as raparigas a superarem os rapazes. Alguns países ficaram abaixo do nível médio relativamente às notas de leitura do PISA. Assim, existe uma extrema necessidade de atenção especial devotada ao desenvolvimento da literacia e atitudes dos rapazes adolescentes em relação à leitura, uma vez que é mais provável que este grupo esteja em risco de abandono escolar por relutância a envolver-se com a leitura. Existe ainda uma ideia generalizada de que os rapazes adolescentes são mais propensos a serem caracterizados como leitores relutantes. As diferenças de género na leitura e, especificamente, o insucesso dos rapazes parece ser uma questão preocupante. No entanto, os rapazes que se recusam a ler podem ler e irão ler se forem envolvidos em atividades de literacia que estejam relacionadas com os seus interesses e passatempos favoritos.

A professora bibliotecária Carla Nunes e os professores Filipa Nunes e Joaquim Ponciano do Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva, a convite da entidade parceira do projeto, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, e ao abrigo do protocolo de colaboração existente entre o Agrupamento e a Escola Superior de Educação, encontram-se a frequentar um curso de formação contínua no âmbito deste projeto, acolhendo orientações e partilhando ideias para a promoção da leitura bem-sucedida para rapazes adolescentes, focando três temas:

1.       Políticas e projetos orientados para o estudante que promovem a igualdade de género;

2.       Métodos pedagógicos de sensibilização de género, ideias de ensino inovadoras e melhores práticas;

3.       Métodos pedagógicos que promovam a motivação intrínseca e extrínseca dos rapazes para a leitura, perceções de competência e eficácia ou interação social e motivação.

Nas oficinas já realizadas foi feita uma análise e reflexão sobre práticas pedagógicas, tendo em conta os fatores que afetam a leitura de rapazes, e trabalhadas propostas de criação de ambientes de aprendizagem que promovam atividades significativas para os rapazes. A valorização de diferentes géneros e temas literários e a disponibilização de uma variedade de recursos, incluindo não só os impressos, mas também os materiais de leitura em linha, foram alguns dos aspectos igualmente focados e trabalhados nas sessões, procurando responder às necessidades diversificadas dos chamados leitores relutantes.

Em janeiro e fevereiro, a Biblioteca Escolar Afonso de Paiva, em articulação e colaboração com os professores envolvidos no Boys Reading, irá promover sessões de mediação de leitura junto de alunos rapazes entre os 11 e os 15 anos, procurando fornecer experiências em contexto de biblioteca escolar e sala de aula que respondam aos interesses, necessidades e estilos de aprendizagem de rapazes e que motivem para a leitura.

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