Castelo Branco recebe David Fonseca e Tiago Bettencourt no 1.º trimestre cultural

A agenda Cultura Vibra de Castelo Branco inicia a nova temporada no sábado, com a programação do primeiro trimestre a ficar marcada pelo teatro e por concertos de David Fonseca e Tiago Bettencourt.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-01-06 15:08
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A agenda Cultura Vibra de Castelo Branco inicia a nova temporada no sábado, com a programação do primeiro trimestre a ficar marcada pelo teatro e por concertos de David Fonseca e Tiago Bettencourt.

A abertura da temporada começa no Cine-teatro Avenida na noite de sábado, pelas 21:30, sob o signo da reflexão, a partir de Franz Kafka, com a peça "É Impossível Viver", com encenação e dramaturgia de Ana Luena e que tem como protagonistas os atores João Lagarto e Sérgio Praia.

"É uma forma de assinalar o destaque do teatro na nossa programação, que terá outro momento importante, mais tarde, a 26 de fevereiro, com a apresentação de António e Maria, de António Lobo Antunes, com dramaturgia e adaptação de Rui Cardoso Martins e com a interpretação de Maria Rueff. Será a estreia do Teatro Meridional em Castelo Branco", disse hoje à Lusa o programador e coordenador de produção, Carlos Semedo.

Este responsável explica que um dos eixos que determinam a programação do Cine-teatro Avenida e a agenda "Cultura Vibra Castelo Branco" é a valorização das estruturas de criação locais e regionais.

"Esta agenda não é exceção. Teremos Primeira Infância: Um Fabulário, pela Terceira Pessoa Associação e, também em fevereiro, Ofélia, pela Pé de Pano-Projectos Culturais, estruturas sediadas em Castelo Branco", adiantou.

O ator José Graça trará o seu "A Vida da Morte" ao auditório do Centro Cultural de Alcains no dia 18 de fevereiro e o Teatro das Beiras, companhia da Covilhã, apresenta "Rádio Cabaret", no dia 02 de março.

A 17 de março, Elmano Sancho apresenta "I Can't Breathe", peça na qual contracena com Ana Monte Real.

Carlos Semedo adianta ainda que, em 2016, Castelo Branco tem o tubista Sérgio Carolino, como artista residente, o que significa que todos os trimestres este músico apresenta um dos seus projetos.

No campo musical, no final de janeiro, o pianista António Rosado faz uma curta residência artística, com um recital a solo, uma "master class" para alunos do Conservatório Regional de Castelo Branco e Escola Superior de Artes Aplicadas e um concerto com o João Roiz Ensemble.

O violinista Florian Deuter e o cravista Ketil Haugsand farão recitais integrados na Série Ibérica de Música Antiga.

David Fonseca dá um concerto a 16 de janeiro no Cine-Teatro Avenida e Ana Bela Chaves, violetista solista na Orchestre de Paris vai estar no dia 09 de fevereiro no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.

A 03 de fevereiro, o clarinetista António Saiote atua no Museu Francisco Tavares Proença Júnior e, no dia 13 de fevereiro, Tiago Bettencourt, dá um concerto no Cine-Teatro Avenida, que a 05 de março, recebe o músico brasileiro Cícero.

PUB

PUB

PUB

PUB