Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Dezenas de personalidades ligadas à política e à sociedade civil marcam presença este sábado no Fundão, na homenagem a António Paulouro, fundador do Jornal do Fundão.
Dezenas de personalidades ligadas à política e à sociedade civil marcam presença este sábado no Fundão, na homenagem a António Paulouro, fundador do Jornal do Fundão.
Nomes como Marcelo Rebelo de Sousa, Eduardo Lourenço, Ramalho Eanes ou Guilherme de Oliveira Martins estiveram presentes na homenagem do centenário do nascimento de António Paulouro, que teve dois momentos distintos.
Um primeiro, que decorreu no Casino do Fundão, onde foi lançada uma coletânea de textos da autoria de Fernando Paulouro das Neves (ex-diretor do Jornal do Fundão) e uma fotobiografia cujo autor é o investigador e jornalista Alexandre Manuel.
Num segundo momento, decorreu uma sessão evocativa a António Paulouro numa unidade hoteleira do Fundão.
António Guterres, que não esteve presente, enviou uma mensagem que foi lida por Maria José Paulouro, uma das filhas do homenageado.
"António Paulouro é não só o símbolo da democracia na nossa região da Beira Baixa, mas ele personifica tudo o que de melhor a própria Beira Baixa representa", disse o antigo primeiro-ministro.
Já o professor e investigador Eduardo Lourenço sublinhou que o fundador do Jornal do Fundão foi, a partir do 25 de Abril, "uma espécie da voz da diáspora".
"Foi um homem de palavra e de palavras", disse.
Marcelo Rebelo de Sousa realçou a "grandeza de coração" de António Paulouro.
"Era um homem muito criativo, não cedia nem recuava uma polegada naquilo que eram as suas convicções. Mas, por detrás disso, havia um enorme coração", adiantou.
O professor e candidato presidencial sublinhou que foi "esse grande coração que fez dele um grande homem. Foi sobretudo, um grande homem pelo coração que teve", reforçou.
O atual administrador executivo da Gulbenkian Guilherme de Oliveira Martins falou do homenageado como um homem com um percurso de uma "grande coerência".
"Essa coerência significa hoje um exemplo que não podemos esquecer. O Jornal do Fundão é uma referência em Portugal e na diáspora", disse.
Oliveira Martins disse ainda que António Paulouro colocou a liberdade de imprensa em primeiro lugar, "sem renunciar a nenhum dos seus valores e princípios".
A homenagem ao jornalista foi organizada pelas filhas, Maria José Paulouro e Maria Teresa Paulouro, e pela Câmara do Fundão.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet