Por: Diario Digital Castelo Branco
A Euromedic e a Menarini Diagnostics vão realizar, esta semana de 9 a 14 de novembro, uma campanha de rastreio à Diabetes Mellitus Tipo 2 (não insulinodependente).
A Euromedic e a Menarini Diagnostics vão realizar, esta semana de 9 a 14 de novembro, uma campanha de rastreio à Diabetes Mellitus Tipo 2 (não insulinodependente).
Estimando que em Portugal cerca de 450.000 pessoas não sabem que são diabéticas, o objetivo principal deste rastreio é identificar pacientes com idade igual ou superior a 45 anos (maior risco de incidência) que desconhecem ser portadores da doença, bem como alertar esta população alvo para a probabilidade de a virem a contrair a Diabetes Mellitus Tipo 2 num curto/médio prazo.
Este rastreio, associará o resultado dos doseamentos analíticos da glicémia em jejum e da hemoglobina glicada com o resultado do inquérito da Finnish Diabetes Association Score Risk o que permitirá não só avaliar a probabilidade/ risco de cada paciente vir a desenvolver uma Diabetes Mellitus Tipo 2 nos próximos 10 anos, como diagnosticar a doença em casos até então desconhecidos.
O laboratório de Castelo Branco, com postos de colheita, pretende com esta iniciativa rastrear pessoas que se inserem na faixa etária em que o aparecimento desta doença aumenta significativamente.
No site www.euromedic.pt está disponibilizada mais informação sobre os locais onde se irá realizar este rastreio
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet