Diário Digital Castelo Branco - Vila Velha de Rodão: ADRACES já arrancou com Academia Sénior Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Vila Velha de Rodão: ADRACES já arrancou com Academia Sénior

O aumento da esperança de vida no concelho rodense aliado ao contributo gracioso dos professores e perseverança dos alunos que aceitaram ser parte integrante no projeto social levou à criação da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, projeto gerido pela Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul (ADRACES), numa ação concertada e dirigida aos séniores do concelho de Vila Velha de Ródão em parceria com a autarquia local.

  • Educação
  • Publicado: 2015-10-20 11:55
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O aumento da esperança de vida no concelho rodense aliado ao contributo gracioso dos professores e perseverança dos alunos que aceitaram ser parte integrante no projeto social levou à criação da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, projeto gerido pela Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul (ADRACES), numa ação concertada e dirigida aos séniores do concelho de Vila Velha de Ródão em parceria com a autarquia local.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, o arranque do primeiro ano letivo teve lugar na passada sexta-feira, dia 16, e afigura-se como uma resposta social na dinamização de atividades culturais, recreativas e de convívio para os séniores de Vila Velha de Ródão.

António Realinho, vice-presidente e diretor executivo da ADRACES, presente na cerimónia de receção oficial, sublinhou a importância deste projeto para Vila Velha de Ródão sendo “a adraces, enquanto princípio fundador da sua existência, responsável pela criação de iniciativas que envolvam as comunidades e onde as pessoas se revejam”. Sublinhou ainda o forte envolvimento por parte da autarquia de Vila Velha de Ródão que desde a primeira hora aceitou ser parceira da ADRACES nas “políticas activas aos séniores, de forma organizada, onde os intervenientes ensinam e aprendem”.

António Realinho frisou ainda que “estes projetos estão a ter no território grande aceitação, uma vez que se traduzem numa nova abordagem que as entidades têm que ter e é também uma tarefa das Instituições posicionarem-se como prestadores de serviços nas várias vertentes da causa pública”. O responsável terminou com um agradecimento aos professores voluntários, enquanto elementos fundamentais para complementar o quadro de todos os que participam no projeto coletivo.

Na sessão solene, que encheu a Casa de Artes e Cultura do Tejo, Luís Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, começou por frisar o papel da ADRACES em Vila Velha de Ródão, ao longo dos últimos 25 anos, como “fundamental no desenvolvimento económico da nossa região, na atração de investimentos e na criação de emprego e fixação de pessoas no território”. Luís Pereira caracterizou o projeto social da Academia Sénior como “mobilizador, agregador e que promove o bem estar das pessoas”. Para o autarca a Academia Sénior é um instrumento de desenvolvimento que acredita vir a produzir resultados meritórios na qualidade de vida das populações, por tal, disponiblizou técnicos da autarquia que de forma voltunária vão integrar o corpo docente.

Valorizando a experiência acumulada e as áreas de vida profissional dos seus alunos, a Academia Sénior de Vila Velha de Ródão conta, nesta fase de arranque com 98 alunos e 20 professores que constituem um corpo docente oriundo do seio da comunidade local.

A Academia Sénior de Vila Velha de Ródão assume uma vocação pluralista, com o objetivo de promover atividades de envolvimento intelectual e físico, pretendendo contribuir para a atualização de conhecimentos e para a criação e manutenção de relações sociais, culturais e humanas.

Com um total de 19 ofertas formativas, a que se juntam diversas iniciativas não curriculares, o arranque oficial da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão foi também marcado pela assinatura do protocolo de colaboração entre a ADRACES e a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, tendo terminado com um lanche beirão acompanhado pelo grupo coral da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha que proporcionou um aprazível momento musical.

 

Dados estatísticos

 

19 Disciplinas

Dança; Inglês; Culinária; Informática I; Informática II; Saúde e Bem Estar; Ginástica/Mobilidade; Pintura; Restauro; Agricultura/Jardinagem; Ervas Aromáticas; Hidroginástica; Bordados; Cidadania; História de Vila Velha de Ródão; Arranjos Florais; Leitura; Tecelagem; Música.

 

 

 

98 Alunos

 

Mulheres

Homens

53

45

 

 

 

Idades

 

Aluno mais novo

Aluno mais velho

50 anos

82 anos

 

 

PUB

PUB

PUB

PUB