Por: Diario Digital Castelo Branco
A Junta de Freguesia dos Três Povos, com o apoio do Município do Fundão e da ANAFRE, vai comemorar, entre os dias 11 e 17 de outubro, os trinta anos da Carta Europeia de Autonomia do Poder Local, no âmbito da “Semana Europeia da Democracia Local”.
A Junta de Freguesia dos Três Povos, com o apoio do Município do Fundão e da ANAFRE, vai comemorar, entre os dias 11 e 17 de outubro, os trinta anos da Carta Europeia de Autonomia do Poder Local, no âmbito da “Semana Europeia da Democracia Local”.
Segundo Luís Cerdeira, Presidente da Junta de Freguesia dos Três Povos, apresentando o programa e os seus objetivos: "Portanto, o nosso objetivo é envolver a comunidade, valorizando a autarquia, tornando-a mais próxima dos cidadãos, das pessoas, como o lugar da democracia: a freguesia. A “Semana Europeia da Democracia local“ é um evento europeu anual, que entre muitos objectivos, pretende promover o conhecimento mais ativo na democracia local, bem como estimular a sua participação. Sendo assim, preparamos um programa para assinalar o momento, como por exemplo: Exposição no Museu da Pastorícia: Três Povos, três aldeias, uma freguesia; Rastreios móveis: saúde mais próxima; Colóquio no Centro de Assistência Social: Freguesia solidária; Atividades com os alunos do 1º ciclo da Escola: Freguesia, lugar de democracia; jantar/palestra dos autarcas que têm ou tiveram funções nas Juntas e Assembleias de Freguesia de Escarigo e Salgueiro, após o 25 de Abril.”
Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, no distrito Castelo Branco, é a primeira freguesia a assinalar esta data tão importante para o poder local, segundo Paulo Silveira, responsável pelo departamento cultural da Junta de Freguesia dos Três Povos: "As Juntas de Freguesia são o nível mais próximo das populações, sobretudo nas áreas rurais onde desempenham serviços públicos de proximidade fundamentais para essa mesmas populações. Têm uma carga identitária, pois são o primeiro plano da representação política de uma comunidade e onde a democracia representativa mais se aproxima da participativa. A freguesia é a primeira escola da democracia local. A junta tem o objetivo de envolver a comunidade e estimular novos desafios da cidadania participativa, nesse sentido iremos promover diversas atividades e lembrar aqueles que exerceram funções com muito voluntariado, contribuindo para a dinamização das freguesias, preservando a memória (recortes, cartazes e documentos), que posteriormente farão parte de uma exposição permanente numa das salas do Solar das Quintãs, citando Albert Camus "a verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo no presente. Os primeiros Presidentes de Junta eleitos democraticamente,em 1976 ( Salgueiro: Luis Cerdeira Reis e no Escarigo: João Soares Serra). Estes dois grande autarcas vão ser homenagiados, nó próximo dia 17 de outubro, pelas 18 horas.”
Vai estar presente no evento, o Presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, no sentido de nos ajudar a esclarecer a importância desta iniciativa, que é realizada um pouco por toda a Europa.
Para terminar, no dia 16 de outubro, a Junta de Freguesia dos Três Povos vai organizar uma Assembleia de Freguesia para as crianças da Escola do 1.º Ciclo dos Três Povos: “ É uma iniciativa inedita no nosso concelho. As crianças vão ter que debater o que se passa na freguesia, na escola… É um exercício de participação, de cidadania… que achamos de extrema importância. Agradecemos o apoio das docentes.”
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet