Penamacor: Academia Sénior inicia 2º Ano Letivo

A Academia Sénior de Penamacor inicia o segundo ano de atividade, com o reforço de disciplinas e aumento do número de alunos e docentes.

  • Educação
  • Publicado: 2015-10-07 06:35
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

A Academia Sénior de Penamacor inicia o segundo ano de atividade, com o reforço de disciplinas e aumento do número de alunos e docentes.

Com uma oferta de 30 áreas formativas o projeto gerido pela ADRACES – Associação de Desenvolvimento da Raia Centro Sul, em parceria com o Município de Penamacor, vem dar continuidade à resposta social que professores voluntários e alunos tornaram possível após o sucesso alcançado no primeiro ano letivo, anuncia o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso.

O arranque do ano letivo 2015/2016 juntou alunos, professores, entidades e parceiros na receção oficial, realizada na sala polivalente da Academia de Música, no ex-quartel de Penamacor, na passada 2ª-feira, dia 5, dia mundial do professor.

António Realinho, diretor executivo da ADRACES, presente na cerimónia de receção oficial, sublinhou a vitalidade que a Academia Sénior de Penamacor tem imprimido na vila raiana com o trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas que dá sentido à vida destes alunos. Deixou uma palavra de gratidão aos professores, que “de forma voluntária enriquecem o trabalho pedagógico e ao número de alunos, que se traduz num indicador do êxito deste projeto”.

O arranque do segundo ano letivo coincide com o novo ciclo de apoio aos territórios “vem abrir um novo ciclo de projetos comunitários ao desenvolvimento local que, por sua vez, vem aumentar o bem-estar e o nível da qualidade de vida das pessoas”. anunciou António Realinho.

Na sessão solene, António Luís Beites Soares, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, frisou a importância deste projeto afirmando ser “um dos maiores projetos lançados nos últimos anos em Penamacor”. Para o edil a dimensão que alcançou a Academia Sénior de Penamacor, “tem surpreendido a própria autarquia, quer pelo número de alunos, quer pela adesão voluntária dos professores”, motivo que levou a Câmara Municipal em conjunto com a ADRACES a equacionar a hipótese de procurar os devidos enquadramentos comunitários com vista a criar uma sede própria para a Academia Sénior. A notícia foi fortemente aplaudida pela comunidade académica e reiterada por António Realinho no compromisso de encontrar janelas de financiamento para a reconstrução de um imóvel para acolher com dignidade e polivalência a Academia Sénior de Penamacor.

Anselmo Cunha, presidente da Assembleia Municipal de Penamacor, referiu que “está à vista de todos o sucesso da Academia Sénior que contribui para o crescimento individual e colectivo uma vez que está a contribuir activamente para o desenvolvimento e preservação da identidade do território, através dos conhecimentos adquiridos”.

Tendo como objetivo o desenvolvimento das atividades intelectuais e físicas dos alunos, a Academia Sénior de Penamacor conta neste segundo ano letivo com 115 alunos e 22 voluntários que aceitaram integrar o corpo docente dinamizador e disponível para partilhar os seus saberes nas componentes formativas, viagens de estudo, conferências, workshops, exposições e outras ações de interesse comum. 

PUB

PUB

PUB

PUB