Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Geopark Naturtejo em avaliação Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Geopark Naturtejo em avaliação

No últimos dias de Julho, o Geopark Naturtejo receberá a visita oficial de especialistas da Rede Global de Geoparques para mais uma reavaliação periódica, a terceira desde a sua classificação em 2006.

  • Região
  • Publicado: 2015-07-21 10:11
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

No últimos dias de Julho, o Geopark Naturtejo receberá a visita oficial de especialistas da Rede Global de Geoparques para mais uma reavaliação periódica, a terceira desde a sua classificação em 2006.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, a missão de avaliação será composta pelos especialistas da UNESCO, o Dr. Zhao Zhizhong, coordenador da Rede Chinesa de Geoparques e pelo o Dr. Charalampos Fassoulas, coordenador do Fórum de Geoparques da Grécia.

Durante a vista ao Geopark Naturtejo, os avaliadores serão recebidos por responsáveis políticos e técnicos e terão contacto com empresários locais, projectos educativos, planos de conservação e valorização do património e conhecerão a estratégia turística do Geopark. Foi preparado um rigoroso programa que cobre grande parte do território e permite conhecer o património geológico, espaços museológicos, postos de turismo, percursos pedestres, incluindo também passeios de barco, passeios urbanos, visitas a Aldeias de Xisto, miradouros, unidades de alojamento e restauração e Termas, com várias oportunidades de interacção com as comunidades.

Este é um período fundamental pois será determinado se o plano de desenvolvimento do Geopark está a ser aplicado em conformidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do território em que se insere. As revalidações da marca sob os auspícios da UNESCO acontecem a cada quatro anos e permitem a revalidação desta certificação internacional por mais quatro anos se não forem assinalados problemas significativos, por mais dois anos se forem determinados problemas a solucionar ou a perda deste reconhecimento da UNESCO.

O resultado desta avaliação será conhecido em Setembro, na Finlândia, no Geopark Rokua, na Reunião de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques, onde estarão presentes os coordenadores do Geopark Naturtejo. Recorde-se que se aguarda a aprovação do Programa «Geoparques Globais da UNESCO» pela Conferência Geral da UNESCO, em Novembro, após este já ter sido validado pelo seu Conselho Executivo, em Abril passado.

 

PUB

PUB

PUB

PUB