Castelo Branco: Filme “Há Festa no Campo” exibido em Lisboa esta 6ª-feira


É já esta 6ª-feira, dia 10, às 22:30 horas, que o filme-documentário "Há Festa no Campo" será exibido no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

  • Cultura
  • Publicado: 2015-07-09 12:02
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

 

É já esta 6ª-feira, dia 10, às 22:30 horas, que o filme-documentário "Há Festa no Campo" será exibido no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

A exibição do documentário acontece no contexto da iniciativa "Isto é PARTIS", uma mostra de projetos PARTIS que a Fundação está a organizar e onde serão divulgados vários projetos de inclusão social através de práticas artísticas que existem um pouco por todo o país, e de entre os quais o "Há Festa no Campo" é o único a ser desenvolvido num contexto rural.

O documentário está a ser filmado nas aldeias do Barbaído, Chão da Vã, Freixial do Campo e Juncal do Campo e testemunha a história que o "Há Festa no Campo" - projeto de desenvolvimento das aldeias através de práticas artísticas - tem levado a cabo no sentido de impulsionar o desenvolvimento destes territórios.

"Acreditamos que a arte pode desempenhar um papel ativo na sociedade e assumir um papel fundamental junto do desenvolvimento social das comunidades” refere a Associação EcoGerminar em comunicado. A arte é o espaço onde conseguimos criar linguagens e espaços comuns e oferece-nos a possibilidade de cada um poder manifestar a sua subjetividade. No "Há Festa no Campo" têm sido desenvolvido várias dinâmicas em estreita proximidade com as populações e que têm reforçado os laços de pertença com o território em que habitam, ao mesmo tempo projetando-os e abrindo-os a outros contextos e colocando de novo a temática do mundo rural nos temas de diálogo e reflexão.

O filme poderá também levar a experiência que se tem levado a cabo no projeto a outros territórios e inspirar uma vontade de mudança e de esperança no futuro do mundo das aldeias."

Ao longo do processo de criação do documentário, vamos partilhando algumas mostras em vários contextos locais e nacionais, no sentido de criar também um mecanismo de participação e reflexão em torno do desenvolvimento do próprio filme. "A oportunidade de mostrar o filme na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa representa também um importante passo de alargar o projeto a novos públicos e de poder contar com mais opiniões e reflexões na construção deste filme, que gostamos de apelidar de filme-comunidade."

O documentário conta com a realização de Pedro Pires e Tiago Moura, participação de Diamantino Simão, edição de Cátia Santos e produção de Ana Gil e Nuno Leão. O projeto "Há Festa no Campo" é uma iniciativa das Associações EcoGerminar e Terceira Pessoa, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e parceria da ETEPA e União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo, bem com uma larga rede de parcerias com entidades e associações ao nível nacional.

PUB

PUB

PUB

PUB