Sertã fica 24 horas à volta dos livros numa maratona de leitura até este domingo de manhã

Mais de cem pessoas vão pegar num livro e juntar-se à Maratona de Leitura da Sertã, uma iniciativa que decorrerá durante 24 horas, a partir das 10:00 horas deste sábado, na biblioteca municipal.

  • Cultura
  • Publicado: 2015-07-04 09:01
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Mais de cem pessoas vão pegar num livro e juntar-se à Maratona de Leitura da Sertã, uma iniciativa que decorrerá durante 24 horas, a partir das 10:00 horas deste sábado, na biblioteca municipal.

Esta é a quarta vez que Sertã, no distrito de Castelo Branco, acolhe uma maratona destas, para "promover a leitura e tornar o livro mais disponível", afirma a bibliotecária Ana Sofia Marçal.

Mais de 130 pessoas - entre os sete anos e os 80 anos - estão inscritas para participar nesta iniciativa, que é bastante democrática: "Cada pessoa pode ler o que quiser", disse a responsável, embora já saiba que, entre os leitores inscritos, haja escolhas que passam por obras de Mia Couto, Hélia Correia, Hans Christian Andersen, Saint-Exupéry, Miguel Torga e António Gedeão.

O calendário das 24 horas de leitura inclui a madrugada e há pelo menos três leitores que irão participar via Skype, um deles a partir do Brasil. A eles juntam-se três escritores convidados, que lerão excertos das suas obras: Mário Zambujal, Francisco Moita Flores e Valter Hugo Mãe.

De hora a hora será feita a leitura de um conto do autor dinamarquês Hans Christian Andersen. A ideia é homenagear o designer dinamarquês Niels Fischer, que viveu em Portugal, dedicou parte da vida a ilustrar a obra de Andersen e que morreu em janeiro passado.

Pela primeira vez, a Maratona de Leitura da Sertã estender-se-á fora de portas. Na biblioteca municipal estará sempre alguém a ler, até às 10:00 de domingo, mas haverá também eventos espalhados pelo concelho, nomeadamente conversas com aqueles três escritores convidados e uma "largada de bibliomóveis".

Quase vinte bibliotecas itinerantes de todo o país vão juntar-se hoje, na Sertã, partindo às 10:00 rumo a cerca de 70 pequenas localidades, aproximando os livros das populações mais isoladas.

"A intenção é levar o livro às pessoas num concelho com 446 quilómetros quadrados e 300 localidades. É um esforço de promoção da leitura" numa região do interior, afirmou à agência Lusa a vereadora da cultura da autarquia, Cláudia André.

Com uma população de quase 16.000 habitantes, a biblioteca municipal - assim como esta maratona - é como um ponto de encontro de leitores, embora muitos dos participantes nesta iniciativa não sejam frequentadores habituais daqueles espaço público, disse Ana Sofia Marçal.

A Maratona de Leitura da Sertã - que, segundo a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, é a maior iniciativa do género no país - será transmitida em direto, na página oficial criada no Facebook.

PUB

PUB

PUB

PUB