Castelo Branco: Docente da EST participou em painel de debate sobre “Smart Cities”

O professor Paulo Marques da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco foi convidado para participar num painel de debate sobre “Smart Cities” que decorreu em Lisboa no Instituto Superior de Engenharia de LisboaI (ISEL) na semana passada.

  • Educação
  • Publicado: 2015-07-02 18:07
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O professor Paulo Marques da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco foi convidado para participar num painel de debate sobre “Smart Cities” que decorreu em Lisboa no Instituto Superior de Engenharia de LisboaI (ISEL) na semana passada.

No mesmo painel esteve presente o Secretário de Estado Miguel Castro Neto, responsável governamental pela área do Ordenamento do Território.

O tema do painel centrou-se na forma como a Internet das Coisas (IoT), as redes de sensores, e as aplicações baseadas em dados abertos podem criar eficiências na gestão da cidade e na qualidade de vida dos cidadãos. Relativamente aos dados abertos há uma vontade politica em tornar públicos dados dos organismos do Estado. Sobre esses dados podem ser desenvolvidas aplicações que são uteis ao cidadão. Um exemplo paradigmático é a disponibilização dos dados que resultam das inspeções da ASAE aos restaurantes. O consumidor ficaria a saber através do seu telemóvel o nível de higiene do restaurante que escolheu.

O professor Paulo Marques partilhou a sua experiencia Europeia no âmbito do trabalho que tem realizado em projetos de I&D, apresentando um conjunto de exemplos de Aplicações Móveis inovadoras que ilustram o potencial desta tecnologia que está na convergência entre o digital e o físico. De referir que Castelo Branco faz parte da rede nacional de cidades inteligentes. Também as cidades de média dimensão e mesmo os territórios de baixa densidade podem beneficiar muito com a Internet das Coisas. Para tal é preciso desenvolver Aplicações piloto na cidade, envolvendo a comunidade local e capazes de demonstrar os benefícios ao cidadão. A EST através da sua Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações forma profissionais capazes de concretizar essas ideias. 

PUB

PUB

PUB

PUB