Diário Digital Castelo Branco - Covilhã: JSD cumpre programa com eleição do NESDUBI Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: JSD cumpre programa com eleição do NESDUBI

No passado dia 26, foram eleitos os novos órgãos dos Núcleos de Estudantes Social Democratas (NESDUBI), inativos há dois anos.

  • Educação
  • Publicado: 2015-07-02 15:08
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

No passado dia 26, foram eleitos os novos órgãos dos Núcleos de Estudantes Social Democratas (NESDUBI), inativos há dois anos.

Este acto eleitoral configurou-se com o cumprimento da última promessa eleitoral do Programa da JSD Covilhã.

Rúben Miguel Nascimento, aluno do curso de Ciência Política e Relações Internacionais e também vogal da JSD Covilhã e da JSD Distrital de Castelo Branco, *foi eleito o novo Presidente do NESDUBI*, coadjuvado pela Vice-Presidente, Bruna Silva, pelo Secretário-Geral, Ricardo Nora, e por 6 vogais empenhados. *A Mesa do Plenário de estudantes militantes é agora presidida por Raquel Bento, *membro da direcção do UBIPharma e também vogal da JSD Covilhã e da JSD Distrital*. *Diogo Freire é o Vice-Presidente da Mesa e Marta Diogo a Secretária, apoiada por Pedro Afflalo.

A direcção do NESDUBI traça como objectivos para o mandato a defesa dos jovens ubianos juntos dos órgãos de decisão, quer políticos, quer académicos. Para tal, irá promover reuniões com a Associação Académica e com a Reitoria,  logo após a sua Tomada de Posse, em Setembro. Posteriormente, irá propor às juventudes partidárias e aos núcleos e associações de estudantes do concelho que realizem um Fórum sobre o Ensino Superior, com a presença de representantes do Ministério da Educação, para que os estudantes tenham uma oportunidade para dizerem em primeira mão quais os problemas que atravessam.

Segundo o Comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, o NESDUBI estará também mobilizado para receber os novos estudantes e ajudá-los na preparação do ano lectivo, organizando palestras. Defenderá uma maior integração dos estudantes na investigação docente e uma melhor garantia da qualidade dos cursos ministrados, divulgando os inquéritos junto dos alunos, bem como a efectiva aplicação dos seus resultados, junto das faculdades. Rúben Miguel Nascimento começou por agradecer ao Presidente da JSD Covilhã, Hugo Lopes, "de quem partiu a grande vontade em reactivar este órgão, e que sempre nos proporcionou todas as condições necessárias para o fazermos, sem nunca desejar imiscuir-se na liberdade de decisão dos membros que compõem a lista. Foi, de facto, um grande apoio."

Hugo Lopes considera que "os estudantes da UBI têm hoje mais um núcleo empenhado em defender os seus interesses, independentemente da sua ideologia política. Em vez de procurar simplesmente difundir os ideais sociais democratas pela academia, o NESDUBI é uma organização que, ao
contrário dos habituais núcleos de estudantes, pode representar as necessidades dos discentes junto dos titulares de cargos políticos, a quem deve exigir explicações sempre que considerar necessário.

PUB

PUB

PUB

PUB