Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 2 de julho de 2015

Covilhã: Escola Campos Melo inscrita no concurso Robô Bombeiro na Guarda

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A 13.ª edição do concurso Robô Bombeiro, a realizar no sábado, na cidade da Guarda, por iniciativa do Instituto Politécnico local, recebe mais de 50 equipas nacionais e estrangeiras, foi hoje anunciado.

A 13.ª edição do concurso Robô Bombeiro, a realizar no sábado, na cidade da Guarda, por iniciativa do Instituto Politécnico local, recebe mais de 50 equipas nacionais e estrangeiras, foi hoje anunciado.

A competição do evento de robótica irá decorrer a partir das 14:00, no Pavilhão Municipal de São Miguel, naquela cidade, sendo a parte da manhã dedicada a treinos e a verificações técnicas.

Participam no concurso equipas do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), das Universidades de Aveiro, de Coimbra e de Deusto (Espanha), da Escola Secundária do Forte da Casa, do Agrupamento de Escolas da Sé (Guarda), da Associação Desenvolver o Talento (Guarda), do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira (Leiria), do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque (Guarda) e da Escola Secundária Campos Melo (Covilhã), entre outras.

Segundo a organização, o concurso Robô Bombeiro "põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos".

A atividade anual também tem como objetivo promover a robótica e proporcionar um evento estimulante e divertido, onde estudantes e professores possam usar a robótica como uma ferramenta educativa.

Nas edições anteriores participaram "algumas das mais prestigiadas instituições académicas nacionais”.

“Contudo, este ano, o concurso foi também aberto à participação de instituições de ensino espanholas", refere o IPG em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a comissão organizadora, vão ser atribuídos três prémios para a Classe Standard e igual número de galardões para as classes Sénior e Robôs com Pernas.

Haverá ainda sete prémios especiais para distinguir o Espírito de Inventor, o Robô Mais Pequeno, a Melhor Apresentação Técnica Formato Poster, a Melhor Apresentação Técnica Formato Vídeo, o Melhor Robô do IPG e o Melhor Robô com kit NXT4You, referem os promotores.

A cerimónia de entrega de prémios da 13.ª edição do concurso Robô Bombeiro está prevista para as 18:30 de sábado.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!