Diário Digital Castelo Branco - Covilhã: Assembleia Municipal contra encerramento de escola Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Assembleia Municipal contra encerramento de escola

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou esta 3ª-feira por unanimidade uma moção de repúdio contra o eventual encerramento de escolas naquele concelho, onde estão em risco dez estabelecimentos escolares.

  • Educação
  • Publicado: 2015-06-30 18:52
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou esta 3ª-feira por unanimidade uma moção de repúdio contra o eventual encerramento de escolas naquele concelho, onde estão em risco dez estabelecimentos escolares.

“A população, os autarcas, os professores e os alunos deste concelho repudiam veementemente o encerramento indiscriminado que negligencia os direitos fundamentais consagrados na Constituição da República Portuguesa (…)”, consta no documento.

Na moção, que foi apresentada em nome dos presidentes de junta das freguesias abrangidas, é sublinhado que “todos têm direito à educação” e apela-se à luta contra “este flagelo de encerramento de serviços públicos, em especial o do primeiro ciclo do ensino básico”.

“Não podemos aceitar que os serviços regionais e centrais de educação nos informe via correio eletrónico quais as escolas a fechar sem auscultarem previamente as populações. Não podemos aceitar que as nossas crianças sejam consideradas apenas e só números económicos”, está fundamentado.

A moção sublinha igualmente que o que está em causa é a “luta contra o encerramento do Interior” e que o fecho de escolas do ensino básico é “a personificação do desaparecimento do futuro” das comunidades locais.

O presidente da autarquia, Vítor Pereira, também se pronunciou sobre o assunto, lembrando que “independentemente dos partidos políticos, ninguém é favorável ao encerramento das escolas”.

“A câmara municipal faz o seu trabalho e desempenha o seu papel, que é o de fazer uma pressão contundente - com base em factos e esgrimindo todos os argumentos - contra esta situação”, disse.

De acordo com a informação dos presidentes de junta, no próximo ano letivo estão em risco de encerrar neste concelho do distrito de Castelo Branco as escolas das localidades de Orjais, Vales do Rio, Vila do Carvalho, São Jorge da Beira, Cortes do Meio, Ourondo, Verdelhos, Coutada e de Barroca Grande (anexa de Aldeia de S. Francisco), juntando-se ainda o jardim-de-infância de S. Jorge da Beira.

PUB

PUB

PUB

PUB