Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: João Afonso defende tese de mestrado na ESE Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: João Afonso defende tese de mestrado na ESE

O albicastrense, João Afonso, atleta do Vitória de Guimarães e aluno do mestrado em Atividade Física da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai defender a sua tese de mestrado.

  • Educação
  • Publicado: 2015-06-29 10:11
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O albicastrense, João Afonso, atleta do Vitória de Guimarães e aluno do mestrado em Atividade Física da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai defender a sua tese de mestrado subordinada ao tema " A Atividade Física e Desportiva das Atletas Sub-16 das Seleções Distritais de Futebol-7 de Diferentes Regiões de Portugal" na próxima 6ª-feira, dia 3 , às 11:30 horas nas instalações da ESE.

Estas provas públicas terão como arguente principal do júri por José Neto, docente do ISMAI, que pertenceu à equipa técnica do F. C. Porto, do S.C. de Braga e Vitória de Guimarães (responsável pela observação e análise do jogo e sobre a metodologia do treino físico), sendo uma individualidade de reconhecida qualidade académica e profissional e, colaborador assíduo em jornais e em programas de televisão e rádio.

 

Resumo do Trabalho:

A prática de Atividade Física assume hoje um papel importante no dia-a-dia dos jovens. No nosso estudo, em particular, com atletas Sub-16 de Futebol de 7 Feminino que representaram os seus distritos, no interassociações realizado em Castelo Branco, procurámos saber quais os hábitos de Atividade Física e Desportiva fora da escola e no contexto escolar; que tipos e com que frequência praticam AF, qual a opinião e nível de satisfação que têm das aulas de Educação Física, da Atividade Física e do Desporto Escolar e sobre a sua prática regular; identificar quais as rezões e influências que as atletas apresentam para a prática; quanto tempo as atletas dedicam, semanalmente, à prática moderada e vigorosa de AF; qual a idade com que iniciaram a prática desportiva; com que regularidade as atletas praticam Atividade Física com os amigos e qual o seu conhecimento acerca destas atividades praticadas pelos amigos. Tentámos ainda saber se há ou não diferenças estatisticamente significativas entre a Atividade Física Formal e Informal nas diferentes regiões/zonas do país.

A amostra foi constituída por 243 atletas, com uma média de idades de 14,79 ± 1,203 das seguintes regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas. O instrumento usado no nosso estudo foi uma adaptação do Questionário validado e utilizado por Marques (2010), de onde retiramos as questões relativas à prática de atividade física e desportiva. No tratamento estatístico recorremos ao programa Statistical Package for the Social Sciences, onde utilizámos a estatística descritiva, média aritmética e desvio padrão e a estatística inferencial aplicada pelo Kolmogorov-Smirnov Test, T-Student, One-Way Anova e o Post-Hoc Scheffé.

Os resultados apontaram para a inexistência de diferenças significativas no que diz respeito à frequência com que as atletas praticam Atividade Física Informal nas diferentes zonas (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas), nem no que respeita à frequência com que estas praticam quer Atividade Física Formal quer Atividade Física Informal comparando as regiões (Litoral e Interior). Já no que diz respeito à Atividade Física Formal, comparando as zonas, verificámos que existem diferenças estatisticamente significativas na comparação entre a zona Norte com a zona Centro (Centro apresenta valores médios mais elevados), na comparação da zona Norte com o Algarve (Algarve apresenta valores médios mais elevados), e na comparação do Algarve com o Alentejo (Algarve apresenta valores médios mais elevados).

PUB

PUB

PUB

PUB