Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Fisioterapia da ESALD recebeu prémios no Congresso Nacional de Fisioterapeutas Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Fisioterapia da ESALD recebeu prémios no Congresso Nacional de Fisioterapeutas

Realizou-se nos dias 12, 13 e 14 de Junho, no Centro de Congressos do Estoril, o 9.º Congresso Nacional de Fisioterapeutas.

  • Educação
  • Publicado: 2015-06-25 18:26
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Realizou-se nos dias 12, 13 e 14 de Junho, no Centro de Congressos do Estoril, o 9.º Congresso Nacional de Fisioterapeutas.

Este Congresso foi um dos mais concorridos, com mais de 500 participantes e permitiu aos fisioterapeutas portugueses mostrar o trabalho desenvolvido nos últimos anos e também discutir o futuro da profissão em Portugal. Desta discussão, destacou-se a necessidade urgente da criação da Ordem dos Fisioterapeutas com o objetivo de contribuir para um efetivo controlo do exercício qualificado e para o desenvolvimento da profissão.

O Curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) esteve representado através dos seus docentes e antigos e atuais alunos que participaram ativamente nos trabalhos do Congresso.

Esta participação foi visível nos trabalhos científicos apresentados através de e-posters, comunicações livres e participação em mesas temáticas, com um total de 25 apresentações. Para além da participação nos trabalhos científicos foram também reconhecidos através de alguns prémios recebidos.

O fisioterapeuta Carlos Rodrigues, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, que é também docente da ESALD-IPCB recebeu o Prémio Zurich para a melhor comunicação na área das condições músculo-esqueléticas, área em que colabora na lecionação de conteúdos. Esta comunicação intitulada “Caracterização clínica de uma população músculo-esquelética a realizar fisioterapia em ambulatório” é da autoria dos fisioterapeutas do Hospital de Portalegre (Carlos Rodrigues, Luísa Albano, António Melancieiro, Cátia Antunes, Fabiana Oliveira, Inês Gomes, Marina Martins, Patrícia Martins, Patrícia Gordo e Rita Cortes) que são colaboradores regulares do curso de fisioterapia da ESALD como monitores de estágio e, na sua maioria, passaram pela ESALD durante a sua formação.

O Prémio Melhor Comunicação Livre do congresso foi atribuído a um trabalho apresentado pelo docente Abel Rodrigues, tem por título “Efeito do alongamento, na dor e no desconforto, na região cervical e ombro, em estudantes do ensino superior” e resulta da orientação dos trabalhos de licenciatura de 4 alunos (Fábia Escarigo, Paulo Clemente, Sara Almeida e Vanessa Gomes).

Também um e-poster “made in ESALD”, intitulado “Capacidade funcional e bomba muscular venosa na doença venosa crónica: força muscular, amplitude de movimento, velocidade da marcha, equilíbrio e estado funcional”, que é o resultado do trabalho final de licenciatura de Catarina Gonçalves, orientada pela docente Rute Crisóstomo, obteve o Prémio de 3º Melhor E-Poster do congresso.

De acordo com o Coordenador do Curso de Fisioterapia “Conseguimos superar os nossos objetivos com os trabalhos submetidos e apresentados ao 9º Congresso Nacional dos Fisioterapeutas e o conjunto de prémios obtidos ultrapassou as nossas expectativas. O curso de fisioterapia da ESALD viu reconhecido, no maior evento científico da fisioterapia em Portugal, o percurso que vem traçando nestes últimos anos afirmando-se como um curso de referência na formação dos fisioterapeutas portugueses. Apesar dos constrangimentos dos últimos anos, o curso de fisioterapia tem recebido o apoio necessário da ESALD e do IPCB para atingir este momento marcante da sua história, que é o reconhecimento dos seus pares”.

PUB

PUB

PUB

PUB