Castelo Branco: “Etiqueta e Protocolo Empresarial. O caminho para o sucesso” na ESE

Realizaram-se no dia 27 de maio, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, as II Jornadas de Secretariado intituladas “Etiqueta e Protocolo Empresarial. O caminho para o sucesso”.

  • Educação
  • Publicado: 2015-06-03 14:37
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Realizaram-se no dia 27 de maio, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, as II Jornadas de Secretariado intituladas “Etiqueta e Protocolo Empresarial. O caminho para o sucesso”.

A sessão de abertura contou com a presença do Vice-Presidente do IPCB, Professor Doutor Nuno Castela, tendo também feito parte da mesa o Diretor da ESECB, Professor Doutor João Serrano, e a coordenadora da Licenciatura em Secretariado, Professora Doutora Maria Eduarda Santos, que fez referência aos dezanove anos de formação em Secretariado na ESECB, desde os bacharelatos em Línguas e Secretariado, passando pelas licenciaturas bietápicas em Tradução e Secretariado e Tradução e Assessoria de Direção até à atual licenciatura em Secretariado, segundo os princípios de Bolonha.

O evento foi organizado no âmbito da unidade curricular de Assessoria e Relações Públicas, da licenciatura em Secretariado, lecionada pelo Dr. Hugo Franco, tendo contado com a colaboração ativa e empenhada dos alunos da disciplina. As Jornadas tiveram como oradores convidados, João Micael e Berta Ribeiro.

João Micael, Diretor Geral da Matriz Portuguesa – Sociedade Civil para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, Diretor da Academia de Protocolo e da publicação Portugal Protocolo, proferiu comunicações no âmbito do “Protocolo Empresarial” e do “Protocolo Social e Etiqueta”. Na sua opinião, o «Protocolo representa hoje uma ferramenta essencial na gestão de uma carreira de sucesso feita de reuniões, encontros, apresentações, jantares sociais, informação aos órgãos de comunicação social entre tantos outros eventos que fazem, cada vez mais, parte do dia a dia de um profissional exigente». Por outro lado, segundo o orador, o domínio de conceitos relacionados com o Protocolo Social faculta a melhoria da imagem e do sucesso dos profissionais na transmissão de uma atitude positiva ao relacionarem-se com clientes, colaboradores, colegas e superiores, criando prestígio e reputação, a fim de alcançarem, com êxito, os seus objetivos e o reconhecimento dos seus pares.

Berta Ribeiro, personalidade com vasta experiência no que concerne ao Protocolo de Estado, relatou algumas das suas “Vivências Protocolares e Multiculturais”, não só como colaboradora que foi do Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas também como alguém que esteve inserida em culturas profundamente distintas da Portuguesa, em Omã e na Arábia Saudita, podendo assim confirmar «que o conhecimento do Protocolo é essencial para o relacionamento multicultural».

PUB

PUB

PUB

PUB