Por: Diario Digital Castelo Branco
A inauguração de um novo centro de limpeza, desinfeção e desinsectização de veículos utilizados no transporte de animais vivos foi uma das novidades apresentadas na edição 2015 da Feira da Badana.
A inauguração de um novo centro de limpeza, desinfeção e desinsectização de veículos utilizados no transporte de animais vivos foi uma das novidades apresentadas na edição 2015 da Feira da Badana.
A única feira oficial de gado ao ar livre da região da Beira Baixa decorreu este fim de semana, no Rosmaninhal, com a tradicional exposição de gado, comes e bebes e animação musical e infantil.
O novo equipamento, aprovado pela Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Centro, irá servir produtores de gado de toda a região, garantindo condições de higiene e sanidade animal.
Ovinos, caprinos, bovinos e cavalos foram alguns dos animais em exposição neste ponto de encontro histórico entre negociantes e produtores de gado.
A Feira da Badana ofereceu, contudo, vários outros motivos de interesse aos visitantes. Merecem destaque um passeio a cavalo por terras do Rosmaninhal e um passeio pedestre dedicado à temática da transumância, ambos muito animados e concorridos.
O certame, realizado numa região de grande cultura pastoril, teve organização do Município de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia de Rosmaninhal.
A Feira da Badana é, para o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, “um exemplo muito interessante de uma comunidade que mantém um evento que teve uma dimensão muito significativa a nível nacional”.
O presidente da Junta de Freguesia do Rosmaninhal, Joaquim Chambino, demonstrou o mesmo entusiasmo na preservação desta feira, manifestando a sua satisfação com a vitalidade que continua a revelar.
Os destaques musicais do cartaz tiveram lugar no sábado, no recinto das festas, com um espetáculo de danças sevilhanas e uma grande noite de fados.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet