Castelo Branco: Alunos dos Redentoristas visitaram ETAR com capacidade de tratamento de 12.496 m3 / dia

Os alunos do 4ºano de escolaridade da Escola Básica do 1.º Ciclo do Centro Social Padres Redentoristas visitaram, esta 6ª-feira, dia 29, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Castelo Branco.

  • Educação
  • Publicado: 2015-05-30 09:23
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Os alunos do 4ºano de escolaridade da Escola Básica do 1.º Ciclo do Centro Social Padres Redentoristas visitaram, esta 6ª-feira, dia 29, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Castelo Branco, que foi projetada para a recolha e tratamento dos efluentes provenientes da Cidade de Castelo Branco e dispõe de uma capacidade de tratamento de 12.496 m3 / dia (caudal médio tempo seco).

Logo à chegada, as crianças tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de esclarecimento, que lhes permitiu ficarem a perceber o funcionamento de uma ETAR. Posteriormente foi feita uma visita guiada por todo o recinto, para que os mais novos pudessem observar todo o processo, desde o tratamento preliminar até ao momento em que a água tratada é devolvida à natureza, sem colocar em risco o equilíbrio ecológico.

Os alunos puderam ainda entrar no laboratório, no qual realizaram um conjunto de atividades que puseram à prova os conhecimentos adquiridos durante essa manhã e ainda lhes foi concedida a possibilidade de observarem ao microscópio os microrganismos presentes no licor misto do tratamento biológico da ETAR.

No final todos tiveram direito a uma lembrança e no regresso à escola a satisfação estava bem patente nos rostos das crianças, pelo facto de lhes ter sido proporcionada esta experiência tão enriquecedora em termos de aprendizagens.  

PUB

PUB

PUB

PUB