Por: Diario Digital Castelo Branco
O Centro de Apoio Tecnológico AgroAlimentar (CATAA) de Castelo Branco organiza, esta 5ª-feira, dia 28, um seminário sobre o tema “Aplicações de metodologias NIR na indústria agroalimentar: Análises rápidas e económicas em tempo real”.
O Centro de Apoio Tecnológico AgroAlimentar (CATAA) de Castelo Branco organiza, esta 5ª-feira, dia 28, um seminário sobre o tema “Aplicações de metodologias NIR na indústria agroalimentar: Análises rápidas e económicas em tempo real”.
O seminário, dirigido a produtores, diretores/técnicos industriais, académicos e investigadores nas áreas agroalimentar e agroindustrial, pretende demonstrar a viabilidade técnica e económica destas aplicações em várias etapas do processo, com referência a casos de estudo e resultados reais. Serão também elencados os recursos necessários, conhecimentos técnicos e as oportunidades potenciadas pela aplicação das tecnologias de análise de processo (PAT).
Estas novas técnicas analíticas resultam da necessidade criada pela indústria de dispor de sistemas de análise de controlo da qualidade de baixo custo, não destrutivos e com resultados em tempo real. Esta exigência tem aumentado o interesse pelo infravermelho próximo (NIR – Near Infra-Red), levando ao desenvolvimento e comercialização de dispositivos que permitem novas aplicações que podem ser implementadas in situ com resultados em tempo real.
Serão apresentadas várias aplicações desta tecnologia implementadas pela equipa do CATAA e por outras instituições parceiras do projeto MITTIC, que incluem e possibilitam a determinação de índices de qualidade em frutos, análises rápidas de produtos da colmeia e aguardentes, aplicação para controlo de qualidade e rendimento na produção de azeite, e aplicações em produção animal.
São convidados a 4Tune Engineering, uma empresa de consultoria Portuguesa que se tem notabilizado internacionalmente, e o doutor Emil Ciurczak, um dos pioneiros desta tecnologia, que trabalha na indústria desde 1970 e publicou diversos livros sobre técnicas de espectroscopia. Estes especialistas apresentarão uma visão global destas tecnologias e do seu potencial.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet