Castelo Branco: Ciclo Paper “Inventum Romanum” com destino à Ermida de N.ª Sra. de Mércoles

No dia 27 de maio, o Departamento de Ciências Humanas e Sociais do AE Afonso de Paiva organiza uma atividade destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos da escola e a toda a Comunidade Educativa, lançando um percurso de bicicleta que irá da EB Afonso de Paiva até à Ermida de Nossa Senhora de Mércoles.

  • Educação
  • Publicado: 2015-05-04 07:04
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Sob o mote “Inventum Romanum”, no dia 27 de maio, o Departamento de Ciências Humanas e Sociais do AE Afonso de Paiva organiza uma atividade destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos desta escola e a toda a Comunidade Educativa, lançando um desafio muito especial: um percurso de bicicleta que irá da EB Afonso de Paiva (com partida marcada para as 9h00) até à Ermida de Nossa Senhora de Mércoles.

Para participarem na atividade, os alunos deverão estar organizados em equipas com nome próprio. As equipas deverão integrar, em principio, um adulto (professor, funcionário, familiar ou outro) e cada participante deverá levar uma bicicleta.

As inscrições decorrem até 15 de maio e são efetuadas através de uma ficha, disponível na reprografia da escola-sede, que os alunos deverão entregar ao respetivo professor de História.

Esta atividade, que promete ser diferente, divertida e enriquecedora, irá contemplar duas partes. A primeira consistirá num percurso urbano em bicicleta até à Ermida. Aí, os alunos irão receber um passaporte  e um folheto informativo sobre as tarefas a realizar, de acordo com a temática da atividade.

Para garantir a segurança de todos, a organização contará com a colaboração da PSP, que regulará o trânsito no perímetro urbano, e da GNR, que se encontrará no recinto da Ermida.

Ainda no espaço da N.ª Sra. de Mércoles, a GNR irá apresentar vários meios usados na vigilância/segurança e, às 12:00 horas, o Clube de Teatro Afonso de Paiva irá estrear uma nova peça: A Guerra do Tabuleiro de Xadrez, de Manuel António Pina, representada ao ar livre, à qual se seguirá o almoço.

Com esta atividade, o Departamento de Ciências Humanas e Sociais pretende desenvolver o gosto pelo património urbano local, estimular a curiosidade e a sensibilidade dos alunos, desenvolver o espírito de observação, consolidar e ampliar conhecimentos adquiridos, desenvolver a sociabilidade e a entreajuda, abrir a escola ao exterior e proporcionar a socialização entre gerações.

Se tem bicicleta e deseja passar uma manhã diferente e divertida, não deixe de participar e… carpe diem!

PUB

PUB

PUB

PUB