Idanha-a-Nova: Centro Gastro Micológico “nasce” na ESGIN

O Centro de Informação e Demonstração Gastro Micológico é um projeto inovador que está em implementação na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN).

  • Educação
  • Publicado: 2015-04-27 15:51
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O Centro de Informação e Demonstração Gastro Micológico é um projeto inovador que está em implementação na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN).

O projeto tem como promotor o chefe de cozinha e docente da instituição Mário Rui Ramos e pretende ser um centro dinamizador de estudos teórico-práticos, na temática dos recursos micológicos orientados para uma perspetiva gastronómica.

As linhas orientadoras do Centro já estão definidas. Passam por proporcionar o acesso a informação que vai desde os cuidados a ter na colheita, transporte ou transformação de cogumelos a investigação direcionada para o eixo culinária/micologia.

O Centro estimulará ainda a criação de oportunidades de parcerias para o desenvolvimento de produtos, receitas e iniciativas de negócio sustentáveis e inovadoras.

O projeto é dirigido quer a iniciados, quer a consumidores e profissionais da cozinha, da restauração e da transformação, entre outros interessados na área da micologia.

Entre as atividades a desenvolver destaca-se a organização de oficinas de culinária, a promoção do Networking entre técnicos, investigadores, especialistas e profissionais de cozinha, bem como a organização de um evento gastronómico anual, integrando uma vertente de competição para estimular a qualidade e a inovação.

A dinamização e valorização da riqueza micológica da região será um princípio inerente a toda a atividade a ser desenvolvida neste Centro. Para o efeito, está prevista a criação de uma estrutura física para exposição dos espécimes mais comuns no território, a publicação de receituário, entre outras iniciativas.

PUB

PUB

PUB

PUB