Covilhã: PS questiona Governo sobre as Minas da Panasqueira

O grupo parlamentar do PS anunciou esta 3ª-feira ter questionado o Governo sobre a situação das Minas da Panasqueira, cuja eventual suspensão da atividade já foi admitida pela administração da empresa.

  • Região
  • Publicado: 2015-03-24 19:08
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O grupo parlamentar do PS anunciou esta 3ª-feira ter questionado o Governo sobre a situação das Minas da Panasqueira, cuja eventual suspensão da atividade já foi admitida pela administração da empresa.

No documento, subscrito pelo deputado eleito pelo círculo eleitoral de Castelo Branco Fernando Serrasqueiro e dirigido ao ministro da Economia, recorda-se que “a continuidade da exploração está posta em causa” e que “a situação faz seriamente perigar os postos de trabalho diretos e indiretos” daquela mina.

O parlamentar pretende saber se o ministro da Economia “está consciente das dificuldades e consequências para a região do encerramento desta mina” e questiona ainda se há “medidas a ser estudadas para apoiar esta empresa e os seus trabalhadores”.

No documento, também se pede esclarecimento sobre “o impacto que as vendas desta empresa tem nas exportações nacionais e no concelho da Covilhã”.

Na quinta-feira, a administração das Minas da Panasqueira disse que a empresa está a passar dificuldades e admitiu que a atividade pode ser suspensa, se a situação não se alterar.

"O mercado é muito atípico e tem de ser acompanhado diariamente, mas se nada mudar seremos obrigados a tomar decisões que serão más para toda a gente. Teríamos de parar toda a produção", afirmou Alfredo Franco, presidente do conselho de administração da Sojitz Beralt Tin and Wolfram Portugal, que detém a concessão daquela exploração de volfrâmio.

Este responsável explicou que a situação se prende com as constantes quedas do preço do volfrâmio, que têm provocado "perdas incomportáveis".

Na sequência das informações transmitidas pela administração desta empresa, o município da Covilhã anunciou ter pedido uma reunião com caráter de urgência aos ministérios da Economia e do Ambiente e Energia.

O presidente da Câmara do Fundão também já defendeu que considera muito importante a aposta numa "agenda comum" e adiantou que aproveitou a presença do ministro e do secretário de Estado do Ambiente naquele concelho para lhes dar conta e sensibilizar para a dimensão do problema.

Questionado sobre o assunto, à margem dessa visita, o secretário de Estado do Ambiente garantiu que o Governo irá acompanhar a situação e prometeu que tudo será feito para que esse "investimento continue".

Entretanto, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira reafirmou que as informações relativas às dificuldades e uma eventual suspensão da atividade são uma "jogada" relacionada com a negociação dos aumentos salariais.

As Minas da Panasqueira são a única exploração de extração de volfrâmio a laborar em Portugal e emprega 339 pessoas, essencialmente dos concelhos da Covilhã e Fundão, no distrito de Castelo Branco, e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

PUB

PUB

PUB

PUB