Idanha-a-Nova: RECOMEÇAR vai ser possível com “Terra das Oportunidades”

Idanha Green Valley, Idanha Experimenta, Idanha Vive e Idanha Made In. Se quer mudar de vida, estes são conceitos a reter. Na próxima 4ª-feira, dia 25, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai a Lisboa apresentar o projeto RECOMEÇAR. 

  • Região
  • Publicado: 2015-03-21 08:23
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Idanha Green Valley, Idanha Experimenta, Idanha Vive e Idanha Made In. Se quer mudar de vida, estes são conceitos a reter. Na próxima 4ª-feira, dia 25, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai a Lisboa apresentar o projeto RECOMEÇAR. Um conceito ambicioso que tem como finalidade a melhoria das condições de vida e a atração de talento para o município. A par da apresentação oficial do projeto, todos os interessados vão poder informar-se diretamente junto das entidades responsáveis e de pioneiros (pessoas que já trocaram a vida da cidade por Idanha e vêm a Lisboa partilhar a sua experiência). A apresentação e a recriação de Idanha têm lugar no Instituto Superior de Agronomia pelas 17.00 do próximo dia 25. Gostaríamos de contar consigo.

A enorme concentração demográfica existente nos centros urbanos está a tornar-se incomportável e os condicionamentos que daí advêm levam a um descontentamento geral. Seja pelo aumento do custo de vida (cuidados infantis, habitação, combustíveis, etc.), pelo distanciamento da natureza e da qualidade de vida, pela crescente falta de segurança ou pelo constrangimento na mobilidade, há cada vez mais pessoas com vontade de mudar.

Idanha-a-Nova quer ser a alternativa e por isso vai lançar o Programa RECOMEÇAR. Um projeto ambicioso que vai posicionar Idanha como um município onde é possível conciliar o bem-estar e a proximidade da natureza com o empreendedorismo, a inovação e o profissionalismo.

O programa assenta a marca Idanha-a-Nova em quatro pilares: Idanha Green Valley, um pilar ligado ao conhecimento e inovação na ruralidade e ao posicionamento mundial do território nesta área; Idanha Experimenta, que dará aos interessados a oportunidade de experimentar a vida rural; Idanha Vive, com a criação de condições especiais para quem vive ou pretende viver naquele território; e Idanha Made In, que apoiará tudo o que é produzido localmente.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, o Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, vai fazer a apresentação oficial do Programa RECOMEÇAR no próximo dia 25 de março, juntamente com a consultora Internacional Bloom Consulting (especialista na análise e no desenvolvimento de marcas-território.), responsável pelo projeto, e um conjunto de pessoas que viajarão até Lisboa para partilhar os seus bons exemplos. Todos os interessados em mudar de vida estão convidados para a apresentação, durante a qual terão a oportunidade de se informar sobre os projetos.

Idanha é um dos maiores municípios do País. Tem cerca de 1400 quilómetros quadrados, paisagens diversificadas e apresenta um património municipal histórico-cultural muito significativo. Para o Presidente da Câmara Municipal, é uma terra de oportunidades, de qualidade de vida, de animação e oferta cultural. É objetivo da Câmara Municipal acompanhar quem esteja a pensar mudar-se para o município de forma personalizada.

«Os seus projetos de vida, seja na área da Educação, na Habitação ou no Projeto Profissional/Empresarial serão acompanhados de forma personalizada, durante o tempo que for necessário, até que haja sucesso no projeto de transferência. A nossa filosofia é ajudar os que aqui vivem, os que querem para cá vir e os que querem regressar. Queremos que aqui construam um projeto de vida familiar e profissional. Podem trazer as suas empresas, ou criá-las cá de raiz. Criamos oportunidades para a implementação de empresas na região, ao mesmo tempo que fomentamos a criação de emprego que outros poderão abraçar», explica Armindo Jacinto.

«Idanha-a-Nova tem um imenso potencial. Apostámos, pelas características do município, numa nova marca rural e no seu posicionamento como uma alternativa às grandes cidades. O total foco do município neste projeto irá possibilitar que a inovação seja transversal aos 4 pilares que o suportam e que Idanha não só seja vista, mas seja efetivamente um local onde encontramos todas as condições para Recomeçar.», acrescenta Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting em Portugal. 

PUB

PUB

PUB

PUB