Castelo Branco: II Workshop “Sobreviver ou Sobre o Viver na Escola – A resiliência na prática educativa”

Realizou-se no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, na semana passada, o II workshop “Sobreviver ou Sobre o Viver na Escola – A resiliência na prática educativa”, organizado pelo Departamento de Educação Especial do AE Afonso de Paiva.

  • Região
  • Publicado: 2015-03-21 08:07
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Realizou-se no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, na semana passada, o II workshop “Sobreviver ou Sobre o Viver na Escola – A resiliência na prática educativa”, organizado pelo Departamento de Educação Especial do AE Afonso de Paiva, no âmbito do respetivo plano anual de atividades. Para o efeito, foi de novo convidado o psicólogo Jorge Delgado, que abrilhantou o encontro com uma importante e cativante comunicação sobre o tema, associando a teoria a exercícios práticos.

Na sessão de abertura, na qual estiveram presentes o Presidente do Conselho Geral e o Diretor do Agrupamento Afonso de Paiva, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e a Coordenadora do Departamento de Educação Especial, os oradores foram unânimes em salientar a atualidade e a pertinência da temática.

Jorge Delgado partilhou com os participantes estratégias para implementar a resiliência no dia a dia e no contexto educativo, de forma a responder às questões de um público heterogéneo que integrou educadores, professores, assistentes operacionais, pais, alunos do ensino superior, médicos, advogados, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas vindos de Alcains, Castelo Branco, Crato, Fundão, Vila Velha de Ródão e Covilhã.

No final, os cerca de noventa participantes ajudaram-nos a refletir sobre o impacto do encontro, preenchendo um registo de avaliação que lhes foi distribuído pelos organizadores. Os elogios foram numerosos e expressivos, bem como as palavras de incentivo para que o Agrupamento continuasse a aprofundar o tema, anualmente ou até no âmbito de uma ação de formação acreditada de 25 horas.

Este evento só foi possível graças à colaboração do Diretor deste Agrupamento, professor Rui Duarte, de todos os elementos da Direção, dos diversos serviços da escola, dos assistentes operacionais, bem como a preciosa e dedicada ajuda das professoras Graça Gil, Vanda Afonso, Cândida Vaz e Felismina Salavisa e dos alunos da Oficina de Artes. Agradecemos igualmente o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Castelo Branco e da Caixa de Crédito Agrícola.

 

PUB

PUB

PUB

PUB