Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Encontro de fotografia teve mais de 40 participantes Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Encontro de fotografia teve mais de 40 participantes

No passado fim de semana as aldeias do Barbaído, Chão da Vã, Freixial do Campo e Juncal do Campo acolheram mais de 40 amantes da fotografia de todo o país, nomeadamente de Lisboa, Viseu, Coimbra, Torres Novas, Alcains e Castelo Branco.

  • Região
  • Publicado: 2015-01-22 11:05
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

No passado fim de semana as aldeias do Barbaído, Chão da Vã, Freixial do Campo e Juncal do Campo acolheram mais de 40 amantes da fotografia de todo o país, nomeadamente de Lisboa, Viseu, Coimbra, Torres Novas, Alcains e Castelo Branco.

Esta iniciativa inserida no “Há Festa no Campo” e nas Aldeias Artísticas conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação EDP e do parceiro PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social) de Lisboa, MEF – Movimento de Expressão Fotográfico com os artistas associados Luís Rocha e Tânia Araújo, enquanto convidados para dinamizar esta atividade, onde cada participante foi desafiado a construir um “diário quotidiano” que pretende resultar numa exposição itinerante pelas aldeias e na publicação de um livro com o registo das fotos com maior significado simbólico.  

Quatro grupos de amantes de fotografia tiveram a oportunidade de conhecer as aldeias através de “guias” locais, que os apresentavam à população, onde assim, puderam realizar visitas a adegas, hortas, casas e igrejas,  explorando através das objetivas, memórias, artefactos e momentos que ficavam registados nas máquinas fotográficas.  A riqueza humana gerada nestes momentos foi o sentimento mais comum desta iniciativa.

Foram também desafiadas sete pessoas das aldeias a ficarem com uma máquina analógica e um rolo de 36 fotografias para registo dos momentos segundo o seu olhar e a sua relação com aldeia. Esta iniciativa mobilizou vários voluntários e a comunidade local para toda a organização logística, desde o alojamento de participantes até às refeições gerando assim também um impacto económico significativo. Os participantes destacaram o carinho e o à vontade das populações locais como algo de extraordinário manifestando vontade em regressar.

A equipa do Há Festa no Campo que conta com a Associação EcoGerminar, Associação Terceira Pessoa, ETEPA, União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo e Câmara Municipal de Castelo Branco, agradece a toda a população local e aos participantes pelo carinho e entusiasmo como que esta iniciativa foi acolhida. Dado o sucesso e a grande superação de expectativas de todos os envolvidos, esta iniciativa já tem novo agendamento para o fim de semana de 1 de maio.

PUB

PUB

PUB

PUB