Por: Diario Digital Castelo Branco
Já sonhou em ter os ténis Nike Powerlace de Marty McFly, do filme «Regresso ao Futuro II»? Bem, se tudo correr conforme o planeado, pode vir a ter um par: a Nike parece ter planos para lançar uma versão dos ténis MAG ainda este ano.
Já sonhou em ter os ténis Nike Powerlace de Marty McFly, do filme «Regresso ao Futuro II»? Bem, se tudo correr conforme o planeado, pode vir a ter um par: a Nike parece ter planos para lançar uma versão dos ténis MAG ainda este ano.
De acordo com o blog Nice Kicks, Tinker Hatfield, vice-presidente de design na Nike, confirmou numa conferência que a empresa está a trabalhar nos ténis futuristas que se atam sozinhos. Há um ano, Hatfield prometeu lançá-los em 2015; repetiu a promessa esta semana, anuncia o Diário Digital.
Em 2011, a Nike lançou os lendários ténis de Marty McFly: foram apenas 1.500 pares, todos vendidos através de um leilão no eBay. Custavam, em média, 6.000 dólares o par. No entanto, os ténis AIR MAG não tinha atacadores que se atavam sozinhos – é o que Hatfield promete desta vez.
Como estes «Power Laces» vão virar realidade? Ainda não sabemos. Colocar uma bateria e um motor num par de ténis é um desafio de design – e pode custar caro.
Mas a Nike não é a única a tentar fazê-lo. Em 2010, Blake Bevin ensinou no Instructables como fazer uns ténis que se atavam sozinho. Apesar do motor exposto na parte de trás, o projecto chamou bastante atenção. Por isso, Bevin criou um protótipo que embute o dispositivo na sola do ténis; é só preciso activá-lo pressionando a área do calcanhar.
Ela conseguiu arrecadar 25.000 dólares no Kickstarter em 2010 mas, um ano depois, o projecto não se concretizou. Agora, em 2015, a Power Laces, LLC publicou na sua página do Facebook que o projecto ainda não morreu: «o nosso modelo de lançamento será um sistema intercambiável que pode usar numa grande variedade de calçado». É esperar para ver.
Aos poucos, a visão do ano 2015 em de «Regresso ao Futuro II» vai se concretizando.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet