Por: Diario Digital Castelo Branco
No passado Sábado, dia 25, pelas 15h00, foi inaugurado o Centro de Ativ’IDADES (CAI). Esta cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, de vários membros do executivo camarário e de largas dezenas de populares que não perderam a oportunidade de conhecer o novo espaço dedicado aos seniores covilhanenses.
No passado Sábado, dia 25, pelas 15h00, foi inaugurado o Centro de Ativ’IDADES (CAI). Esta cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, de vários membros do executivo camarário e de largas dezenas de populares que não perderam a oportunidade de conhecer o novo espaço dedicado aos seniores covilhanenses.
Ocupando o piso -2 do edifício que alberga o Sporting Shopping Center, a nova estrutura permite concentrar num mesmo espaço, no centro da cidade, um conjunto de valências e serviços que visam um agradável convívio entre as pessoas de mais idade, com actividades que permitam ocupar o tempo livre e conseguir um envelhecimento saudável. O horário de funcionamento é das 09h00 às 12h30 / 14h00 às 17h30, de Segunda a Sexta.
Relembramos que o CAI divide-se em várias áreas, tais como: a Recepção, onde se vão gerir os diferentes espaços, divulgando as actividades e monitorizando os utentes; o Secretariado, onde toda a actividade do CAI será programada; o Conselho de Intervenção da Pessoa Idosa, estrutura multidisciplinar com o objectivo de potenciar as capacidades dos idosos, privilegiando a qualidade de vida, a autonomia e a estimulação física e cognitiva.
A Sala de Aprendizagem é um espaço onde funcionará um ATL, depois das 15h30, permitindo que os avós levem os netos em idade pré-escolar e realizem actividades em conjunto.
O Centro vai também dispor de uma Sala de Leitura/Biblioteca que, em parceria com a Biblioteca Municipal, realizará actividades de leitura e investigação sobre as memórias, o património ou a história local.
O CAI vai disponibilizar ainda Ateliês de costura, bordados, pintura, bem como uma Sala de Jogos e uma Sala de Informática para formação e utilização do computador como fonte de informação ou ferramenta de comunicação.
Ainda no plano da Acção Social, o Programa de Fortalecimento Familiar e a Caritas Portuguesa ocupam uma sala cada do novo Centro de Ativ’IDADES.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet