Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Regresso à terra em espaço de eleição Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Regresso à terra em espaço de eleição

Martim Branco, Almaceda – Castelo Branco, é uma aldeia de xisto que passa a dispor de equipamento turístico de eleição, o xisto sentido, a partir deste sábado, dia 9.

  • Região
  • Publicado: 2014-08-04 11:17
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Martim Branco, Almaceda – Castelo Branco, é uma aldeia de xisto que passa a dispor de equipamento turístico de eleição, o xisto sentido, a partir deste sábado, dia 9.

Trata-se de um projecto de Turismo em Espaço Rural (TER) que dispõe do restaurante bem me quer, sala de convívio/bar, amplo espaço envolvente, um espaço de estar e reflexão – o Espaço-Memória – e quatro habitações tradicionais, em xisto, recuperadas e equipadas para fins turísticos.

Casa Rosmaninho, em tons e aromas lilás, dispõe de um quarto de casal, sendo a única equipada com TV e com possível ligação à casa alfazema.

Casa Alfazema, em tons e aromas violeta, dispõe de um quarto individual, adaptado a deficientes, e com possível ligação à casa rosmaninho.

Casa Alecrim, em tons e aromas verde, dispõe de um quarto de casal e de uma kitchenette.

Casa dos Amores-Perfeitos, em tons e aromas  rosa, dispõe de um quarto de casal e de um espaço de convívio e leitura.

 

Restaurante “bem me quer”

A gastronomia artesanal pretende ser um destaque do conceito xisto sentido, partindo da pesquisa de receitas e ingredientes dos nossos avós e das terras do interior para a conceção da ementa em co-criações mix de simplicidade e sofisticação.

Com o objectivo de harmonizar o sabor de ingredientes típicos da região e da época, alia criatividade e simplicidade a ingredientes retirados das hortas de Martim Branco - da horta para a mesa…

Privilegia uma alimentação saudável com inclusão de pratos vegetarianos e comida crua.

A garrafeira levará à mesa a qualidade portuguesa (das Beiras ao Douro e ao Alentejo), aliada ao prestígio e requinte de vinhos estrangeiros.

A refeição do pequeno-almoço está incluída no preço da diária e será o mais saudável possível.

O restaurante funcionará para residentes e não residentes, por marcação e mediante escolha de ementa ou sugestão do seu prato preferido.

 

Lazer e descanso

Os passeios pedestres pela aldeia proporcionam recantos de outros tempos e marcas de antigas tradições e do quotidiano local: fornos, eiras, mós, picotas, noras, casas tradicionais…

São ainda organizados passeios pedestres na zona, circuitos BTT, passeios de burro, dias de pastoreio, cultivo e/ou apanha de produtos agrícolas sazonais, acompanhados de um lanche preparado para piquenicar.

De “regresso a casa”, o xisto sentido proporciona uma leitura seleccionada no “poço dos livros”.

PUB

PUB

PUB

PUB