Castelo Branco: Equipa da Socientize investiga no Estabelecimento Prisional

A equipa do projeto Socientize promoveu a iniciativa Sun4All, que reuniu 50 reclusos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, na identificação e na contagem de manchas solares em imagens do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.

  • Região
  • Publicado: 2014-07-30 07:14
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A equipa do projeto Socientize promoveu a iniciativa Sun4All, que reuniu 50 reclusos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, na identificação e na contagem de manchas solares em imagens do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (UC).

O projeto Socientize é uma iniciativa da Comissão Europeia, sendo coordenado em Portugal pela UC em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Este projeto que visa a colaboração de cidadãos em investigações científicas e é, segundo os coordenadores, "fundamental para ter uma sociedade inclusiva, envolvida e ativa na tomada de decisões".

A ação no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, desta passada quarta-feira, proporcionou um dia diferente utilizando instrumentos como o telescópio para a identificação das manchas solares.

De acordo com os coordenadores do projeto, as pessoas que participaram demonstraram-se "muito motivadas para conhecer coisas novas, para aprender e para aprofundar os seus conhecimentos”.

Até o momento, mais de 2000 pessoas participaram como voluntários no Socientize. O Observatório Astronómico da UC tem mais de 30 mil imagens do Sol, resultado de um trabalho de mais de 80 anos de observações diárias.

PUB

PUB

PUB

PUB