Beira Baixa: Comunidade entrega até final do mês os equipamentos para os bombeiros

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) disse hoje que espera entregar até final de julho os equipamentos de proteção individual aos bombeiros das corporações dos municípios que integram a organização.

  • Região
  • Publicado: 2014-07-04 08:46
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) disse hoje que espera entregar até final de julho os equipamentos de proteção individual aos bombeiros das corporações dos municípios que integram a organização.

"Estamos à espera da entrega dos equipamentos do primeiro procedimento concursal feito ainda no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul (CIMBIS). A entrega do material deverá acontecer até final de julho", disse à agência Lusa o presidente da CIMBB.

João Paulo Catarino explicou ainda que devido à alteração efetuada no seio da Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul, que passou a integrar mais dois concelhos, Proença-a-Nova e Oleiros, e cuja designação passou a ser Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, houve a necessidade de se efetuar um segundo procedimento concursal.

"Este segundo procedimento efetuado para os concelhos de Proença-a-Nova e de Oleiros, já no âmbito da CIMBB, está em curso. As propostas estão a ser analisadas devido a reclamações que surgiram", adiantou João Paulo Catarino, que espera agora que o processo siga os trâmites normais.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, manifestou-se, na segunda-feira, preocupado por os bombeiros ainda não terem recebido, no início da época de fogos, os equipamentos de proteção individual das Comunidades Intermunicipais (CIM).

"São as CIM que ficaram com a responsabilidade de fazer as aquisições. Sei que todos [os concursos] estão a correr, mas é verdade que muitos ainda não foram entregues. Estou evidentemente preocupado e preferia que tivessem sido entregues", disse Miguel Macedo.

No âmbito de um protocolo assinado com o Ministério da Administração Interna em 2013, as Comunidades Intermunicipais ficaram com a responsabilidade de dotar os bombeiros com equipamentos de proteção individual, que são compostos pelo fato, luvas, botas, capacete e máscara.

Segundo Miguel Macedo, os avisos desse concurso foram publicados em março de 2013, existindo apenas uma parte das corporações que já receberam os equipamentos de proteção individual.

PUB

PUB

PUB

PUB