Diário Digital Castelo Branco - Belmonte: Concelho com risco muito elevado de incêndio Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Belmonte: Concelho com risco muito elevado de incêndio

Os concelho de Belmonte e Mação apresentam hoje "risco muito elevado" de incêndio e outros 46 "risco elevado", alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

  • Região
  • Publicado: 2014-06-27 08:06
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os concelho de Belmonte e Mação apresentam hoje "risco muito elevado" de incêndio e outros 46 "risco elevado", alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a página oficial do IPMA na Internet, em risco muito elevado de incendio estão os concelhos de  Belmonte,  no distrito de Castelo Branco e Mação, no distrito de Santarém.

O distrito de Faro é aquele que apresenta mais concelhos em risco elevado de incêndio (11), seguido de Castelo Branco (nove), Bragança (oito), Guarda (seis), Viseu (quatro), Vila Real (três), Santarém, Portalegre (dois) e Beja, com um.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quarta-feira 21 incêndios, que foram combatidos por 348 operacionais, com o auxílio de 94 veículos.

O IPMA prevê para hoje, na região norte, céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã no litoral, onde há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca. Nas regiões do interior, o céu vai apresentar-se em geral pouco nublado.

Nas regiões centro e Sul, o IPMA prevê, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade na região centro e no Alentejo, até ao início da manhã. Há ainda possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral a norte do cabo Carvoeiro até ao início da manhã. O vento tende a soprar em geral fraco, um pouco por todo o país.

Em relação às temperaturas, são esperadas máximas de 29 graus Celsius em Évora, Beja e Castelo Branco, as cidades mais quentes do país, enquanto Faro chegará aos 27º e Bragança aos 26º.

Em Lisboa, 25 graus de máxima, para Coimbra, Viseu, Vila Real e Braga prevêem-se 23, Viana do Castelo, Sines, Sagres, Angra do Heroísmo e Santa Cruz, 22, e no Porto são esperados 21.

PUB

PUB

PUB

PUB