Penamacor procura novo enquadramento para a sua Feira de verão

“Terras do Lince – Produtos Locais” é a designação com que a Câmara Municipal de Penamacor quer relançar a sua feira de verão, que não se realizava desde 2009.

  • Região
  • Publicado: 2014-06-20 07:36
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

“Terras do Lince – Produtos Locais” é a designação com que a Câmara Municipal de Penamacor quer relançar a sua feira de verão, que não se realizava desde 2009.

Em Conferência de Imprensa, realizada intencionalmente na antiga Casa da Câmara, no alto da vila, o presidente António Beites começou por referir que o que se pretende é um outro modelo de feira, com um novo enquadramento em termos de filosofia e de espaço físico, a reflectir uma aposta clara na valorização do património histórico-cultural e natural do concelho, muito particularmente  do património monumental concentrado na zona histórica da Vila, razão por que o certame, que abandona o Terreiro de Santo António,  passa a ocupar, entre outros espaços, as ruas e casas do perímetro medieval, visando a sua revitalização.

Naturalmente que a valorização dos produtos locais, designadamente dos produtos agrícolas, que vão ter um espaço próprio, continua a ser o principal objectivo. Mas, ainda segundo António Beites, o sucesso só será garantido na medida em que as pessoas aderirem, daí o seu apelo ao envolvimento da população, que deve tomar este evento como uma oportunidade de complementar o seu rendimento familiar, tomando a iniciativa de montar o seu negócio nos espaços disponibilizados, quer pelo município, quer pelos particulares que dispõem de casas devolutas nas imediações do Castelo.
Quanto à animação musical, sem contemplar grandes e dispendiosos espectáculos, teve em conta os vários gostos e contextos geracionais, oscilando entre a música e danças tradicionais que os vários grupos do concelho levarão ao palco do Largo do Castelo, na tarde do dia 13,  e o rock protagonizado pelos “Ferro e Fogo”, no mesmo local, mas na noite do dia 12. Pelo meio, um grande concerto proporcionado pela banda sinfónica da Força Aérea, que se realizará pelas 18 horas do dia 12, na Praça Nova do ex-Quartel.
O evento é financiado pelos fundos do Programa Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do QREN e dos programas PROVER e Mais Centro.

PUB

PUB

PUB

PUB