Fundão: Centro da Altran representa investimento de 6,8 ME e cria 300 empregos

O vice-primeiro-ministro inaugurou esta 5ª-feira o Centro de Nearshore da Altran, no Fundão, cujo valor total do investimento é de 6,8 milhões de euros e vai criar 300 postos de trabalho.

  • Região
  • Publicado: 2014-06-19 19:09
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O vice-primeiro-ministro inaugurou esta 5ª-feira o Centro de Nearshore da Altran, no Fundão, cujo valor total do investimento é de 6,8 milhões de euros e vai criar 300 postos de trabalho.

"Numa economia aberta, tempo é dinheiro, e uma das condições essenciais para o país captar investimento é que a resposta seja segura e rápida", referiu Paulo Portas, durante a cerimónia de inauguração do Centro Nearshore, no Fundão.

O governante explicou que para a instalação do centro no Fundão, havia "três anos" com a criação de "120 postos de trabalho", mas "a negociação, a instalação e o começo do trabalho fez-se em menos de um ano", explicou.

"Agora assinamos um memorando para criar mais 200 postos de trabalho e fazer uma extensão deste centro de serviços partilhado", acrescentou Paulo Portas.

O vice-primeiro-ministro realçou ainda a colaboração de todas as entidades públicas envolvidas no processo e a rapidez da sua atuação.

"As entidades públicas têm que ser rápidas a favor da economia do país", disse.

Para o governante, um dos maiores problemas que o país tem de ultrapassar é a redução dos níveis de desemprego.

"Já passamos de uma taxa [de desemprego] de 17,7%, que é uma taxa muito alta e perigosa, para 14,6%. É melhor, mas ainda não chega", referiu o governante.

Por isso, Paulo Portas entende que é preciso perceber que os centros de serviços partilhados, mais ou menos tecnológicos, são uma das áreas nas quais "é possível criar emprego e criar emprego no interior", concluiu.

O Centro de Nearshore da Altran no Fundão é um núcleo de inovação tecnológica, que presta serviços de tenologias de informação e engenharia de telecomunicações.

Aqui são trabalhados projetos para empresas internacionais.

A ambição de criar este centro remonta a 2009, ano em que a Altran Portugal investiu numa fábrica de software, através da plataforma Nearshore, com o objetivo de servir o mercado nacional e internacional.

O centro do Fundão entrou em funcionamento em abril de 2013, com 30 trabalhadores e atualmente tem já 100 colaboradores em funções.

Até 2016, deverão ser criados mais 200 postos de trabalho, perfazendo um total de 300 colaboradores no Centro de Nearshore, no Fundão.

PUB

PUB

PUB

PUB