Diário Digital Castelo Branco - Fundão atribui Medalha de Prata de Mérito Municipal a Tâmara Antontseva Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão atribui Medalha de Prata de Mérito Municipal a Tâmara Antontseva

Foi com um sorriso contagiante que a professora de piano na Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) recebeu na pssada 2ª-feira a Medalha de Prata de Mérito Municipal, atribuída pela Câmara Municipal do Fundão.

  • Região
  • Publicado: 2014-06-13 13:20
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Foi com um sorriso contagiante que a professora de piano na Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) recebeu na pssada 2ª-feira a Medalha de Prata de Mérito Municipal, atribuída pela Câmara Municipal do Fundão.

Um reconhecimento público pelo trabalho realizado numa escola de ensino artístico em que a excelência é a palavra de ordem. Aos 70 anos (completa-os em agosto), Tâmara Antontseva manifestou surpresa pelo gesto da Câmara Municipal. “Eu trabalho arte, ajudo os meus alunos a serem profissionais da arte, não estava à espera desta surpresa”. As palavras simples, atestam a humildade da professora ucraniana que é fonte de inspiração para alunos e colegas professores da AMDF. Tâmara Antontseva está no Fundão desde 1997 e através de um ensino de qualidade tem conseguido formar uma nova geração de pianistas. Alguns têm seguido o ensino e hoje são brilhantes professores. Apaixonada pelo Fundão, “devido à natureza, cerejas e talento dos alunos”, Tâmara Antontseva está à beira da reforma mas pretende continuar na escola que ajudou a credibilizar. “Tenho aqui uma muito boa aluna e preciso ajudá-la” a terminar o ensino secundário.

Depois se verá, diz a professora que deverá manter-se na nossa instituição. Pelas “suas mãos” têm

passado alunos que ao longo do seu percurso colecionam prémios em concursos de música realizados em vários países. San Sebastian; Paris; Varsóvia; Vigo; Corunha figuram entre as cidades onde Tâmara Antontseva levou pianistas bem-sucedidos. O Prémio Jovens Músicos conquistado por alunos como Teresa Doutor ou Ricardo Vicente está entre o reconhecimento conseguido pela AMDF através da professora Tâmara Antontseva. “Uma mulher que trouxe para o Fundão e para a AMDF uma nova perspetiva do ensino artístico na formação de músicos, baseada na experiência russa”, esclarece João Correia. Para o diretor da AMDF Tâmara Antontseva é um “exemplo de exigência e rigor no ensino da música”. “Ela tem um historial de experiência a trabalhar com uma determinada finalidade que em Portugal não temos. Como nas escolas de música russas, quem aprende com a professora Tâmara sabe que se prepara para um determinado rumo. Essa experiência marca o modo como trabalha os seus alunos”.

 

PUB

PUB

PUB

PUB