Covilhã: Vítor Pereira solicita a Nuno Crato uma reunião com carácter de urgência.

Vítor Pereira, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, solicitou hoje, ao Ministro da Educação, Nuno Crato, uma reunião com carácter de urgência.

  • Região
  • Publicado: 2014-05-20 17:08
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Vítor Pereira, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, solicitou hoje, ao Ministro da Educação, Nuno Crato, uma reunião com carácter de urgência.

O encontro solicitado tem como objectivo transmitir a posição do município da Covilhã relativamente à proposta de Reordenamento da Rede Escolar deste Concelho, que vai no sentido de repudiar qualquer possibilidade de encerramento de escolas. Esta mensagem já tinha sido transmitida, no passado dia 15 de Maio, à Delegada Regional de Educação do Centro pelo Vereador com o Pelouro da Educação.

Para além da reunião com o Ministro, a autarquia vai promover um conjunto de acções, em parceria com as freguesias do concelho no sentido de demonstrar a vontade e a mobilização geral dos covilhanenses. No seguimento das reuniões de trabalho que têm decorrido na Câmara da Covilhã, com a maioria dos presidentes de junta, representantes das localidades onde se aponta o encerramento ou alteração dos estabelecimentos escolares, foi ainda decidido promover um abaixo-assinado aberto a todo o concelho, além da realização de Assembleias de Freguesia e de uma Assembleia Municipal onde se irá debater quer a problemática do encerramento de escolas quer a diminuição de serviços de saúde e alterações ao mapa judiciário.

No caso do concelho da Covilhã, a proposta de Reordenamento da Rede Escolar no Concelho da Covilhã aponta alterações em escolas de diversas freguesias, nomeadamente Paul, São Jorge da Beira, Verdelhos, Erada, União de Freguesias Peso e Vales do Rio, União de Freguesias Ourondo e Casegas, União de Freguesias Barco e Coutada, Orjais, União de Freguesias Cantar Galo e Vila do Carvalho e União de Freguesias Vale Formoso e Aldeia do Souto, estabelecimentos que estão assinalados em alguns casos para encerrar, noutros para receber alunos de freguesias vizinhas.

PUB

PUB

PUB

PUB