Diário Digital Castelo Branco - Idanha-a-Nova: Confraria do Bodo de Salvaterra do Extremo apresentou-se à comunidade e regressa com a Festa hoje Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Confraria do Bodo de Salvaterra do Extremo apresentou-se à comunidade e regressa com a Festa hoje

Os órgãos sociais da Confraria do Bodo de Salvaterra do Extremo tomaram posse neste passado sábado numa cerimónia que decorreu nos antigos Paços do Concelho da aldeia.

  • Região
  • Publicado: 2014-04-21 09:19
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Os órgãos sociais da Confraria do Bodo de Salvaterra do Extremo tomaram posse neste passado sábado numa cerimónia que decorreu nos antigos Paços do Concelho da aldeia.

Constituída em setembro de 2013, a Confraria tem 48 confrades e propõe-se a preservar o Bodo de Salvaterra do Extremo, tradicionalmente realizado na 2ªfeira de Páscoa, inserido na Festa em Honra de Nossa Senhora da Consolação.

Após três anos sem ser realizado, o bodo regressa hoje, pelas mãos da nova confraria.

Para o Mordomo-mor, Carlos Rascão, o retomar da tradição do bodo representa o concretizar dos objetivos. “Esta confraria tem a responsabilidade de realizar o bodo caso não existam festeiros nomeados para o efeito, mas tem, sobretudo, a missão de preservar o bodo na autenticidade que o caracteriza, servindo à população pratos típicos de ovelha, cabra e pão e vinho de qualidade”, refere.

Na tomada de posse dos órgãos sociais foi feito Confrade de Honra o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, em reconhecimento do apoio e disponibilidade sempre manifestados pela autarquia.

São esperadas mais de um milhar de pessoas no Bodo de Salvaterra do Extremo, incluindo muitos visitantes espanhóis.

Esta festa nasceu na sequência de uma promessa ancestral a Nossa Senhora para proteger as searas de uma violenta praga de gafanhotos, que terá acontecido em 1877.

PUB

PUB

PUB

PUB