Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Taberna Seca abre residencial para idosos após investimento de 650 mil euros Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Taberna Seca abre residencial para idosos após investimento de 650 mil euros

O Centro Social de Taberna Seca, Castelo Branco, inaugura este mês um lar residencial para idosos, com capacidade para 38 utentes, uma obra iniciada em 2009 e que custou 650 mil euros, anunciou o presidente da direção.

  • Região
  • Publicado: 2014-04-04 10:43
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Centro Social de Taberna Seca, Castelo Branco, inaugura este mês um lar residencial para idosos, com capacidade para 38 utentes, uma obra iniciada em 2009 e que custou 650 mil euros, anunciou o presidente da direção.

"A obra orçou os 650 mil euros e foi feita por administração direta. Recebemos apoios da Câmara de Castelo Branco, algum apoio da Junta de Freguesia, fizemos uma candidatura ao Proder e tivemos que recorrer a um empréstimo bancário", referiu Leopoldo Rodrigues.

O responsável desta instituição de solidariedade social (IPSS) disse que suportar o custo da obra só foi possível porque esta foi realizada por administração direta, o que reduziu substancialmente o valor final.

Leopoldo Rodrigues explicou ainda que a IPSS nasceu em 2005, com a utilização do edifício da antiga escola primária de Taberna Seca.

"A escola encontrava-se encerrada e sem alunos. Depois de falar com o presidente da Câmara de Castelo Branco, este mostrou-se disponível para ceder o edifício. O Centro de dia nasceu nesta escola que estava devoluta", explicou Leopoldo Rodrigues.

Atualmente, a instituição presta serviços de apoio domiciliário a 15 pessoas e o centro de dia tem mais 14 utentes.

O lar residencial desenvolve-se em dois pisos e oferece quartos individuais, duplos e triplos, todos equipados com televisão, ar condicionado, camas articuladas e instalações sanitárias adaptadas a portadores de deficiência.

A ligação entre os dois pisos é feita também por elevador.

Leopoldo Rodrigues sublinhou ainda que o lar vai ter um médico a tempo parcial e serviço diário de enfermagem.

A instituição conta atualmente com seis colaboradores, mas já iniciou o recrutamento para a contratação de mais oito ou nove colaboradores para o lar, mediante um acordo estabelecido com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

PUB

PUB

PUB

PUB