Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Emergência Intra-Hospitalar interveio em 70 situações em 2013 Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Emergência Intra-Hospitalar interveio em 70 situações em 2013

A Equipa de Emergência Médica Intra-Hospitalar (EEMI) do Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco foi chamada a intervir em 70 situações de emergência naquela instituição, em 2013, anunciou hoje fonte hospitalar.

  • Região
  • Publicado: 2014-04-03 13:26
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Equipa de Emergência Médica Intra-Hospitalar (EEMI) do Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco foi chamada a intervir em 70 situações de emergência naquela instituição, em 2013, anunciou hoje fonte hospitalar.

"Em 2013, a EEMI foi chamada a intervir em 70 situações de emergência no HAL, sendo 25% dos casos respeitantes a utentes dos espaços comuns da instituição, ou seja, pessoas não internadas", refere o hospital, em comunicado.

Segundo o documento, do total de intervenções, a atuação da EEMI "conseguiu reverter mais de 85% dos eventos clínicos adversos".

A EEMI é uma equipa constituída por médicos e enfermeiros com formação em técnicas de emergência e reanimação, estando sediada na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do HAL.

Esta equipa está contactável e acessível, em estado de prontidão imediata, sendo que o âmbito da sua atuação corresponde a todo o espaço físico da instituição hospitalar e a qualquer pessoa que o frequente.

Ao ligar o número 7122 (extensão telefónica interna da EEMI), em qualquer telefone do HAL, a equipa é acionada para o utente de um determinado serviço ou área, que necessite de cuidados de emergência para dar uma resposta efetiva, no mais curto espaço de tempo.

O documento refere ainda que a EEMI surgiu em projeto em setembro de 2012, dando cumprimento aos requisitos emanados pela tutela.

"Ao mesmo tempo, garante aos utentes do hospital um novo serviço clínico, altamente diferenciado e inovador na Beira Baixa", refere o comunicado.

O grupo de trabalho constituído por profissionais médicos e de enfermagem da UCIP planeou, organizou e implementou as linhas que norteiam todo o projeto, culminando com o início do funcionamento da EEMI do HAL no dia 02 de janeiro de 2013.

Aprovado o projeto pelo Conselho de Administração do HAL, no final de 2012, realizaram-se cerca de 20 ações de formação para médicos, enfermeiros e pessoal dos serviços gerais sobre a forma de avaliar os possíveis utentes que carecem de cuidados de emergência e a forma de contactar e ativar a EEMI.

Segundo o HAL, a EEMI tem contribuído positivamente para a prevenção da mortalidade intra-hospitalar.

PUB

PUB

PUB

PUB