Sertã: Enfermeiras homenageadas no Dia Internacional da Mulher

“Maternidade e Família” foi o tema da sessão temática comemorativa do Dia Internacional da Mulher, promovida pela Câmara Municipal da Sertã, no passado sábado, 8 de março, na Casa da Cultura da Sertã.

  • Região
  • Publicado: 2014-03-12 19:00
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

“Maternidade e Família” foi o tema da sessão temática comemorativa do Dia Internacional da Mulher, promovida pela Câmara Municipal da Sertã, no passado sábado, 8 de março, na Casa da Cultura da Sertã.

Diversos profissionais transmitiram dicas, conselhos e experiências de vida, numa sessão que contou com as presenças de José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Cláudia André, Vereadora da Câmara Municipal da Sertã, José Portugal (Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e Conselheiro de Amamentação pela UNICEF e OMS), Margarida Mesquita (Docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa) e Manuela Brito (Associação Portuguesa de Famílias Numerosas).

Para José Farinha Nunes, a comemoração do Dia Internacional da Mulher permite “trazer a debate problemas e assuntos que permitam melhorar a condição da Mulher nos nossos dias, numa sociedade moderna e plenamente partilhada por mulheres e homens, sem quaisquer discriminações ou injustiças.”

José Portugal abordou os benefícios da amamentação para a mãe e o bebé: proporciona uma excelente proteção imunitária ao recém-nascido, transmitindo resistência contra alergias. Ao mesmo tempo, é um momento único, onde mãe e filho iniciam um processo de conhecimento recíproco, onde estabelecem as bases para uma relação emocional aberta e saudável.

Margarida Mesquita abordou alguns constrangimentos que atualmente se verificam no âmbito da parentalidade: o envolvimento dos pais, o tipo de família, o tempo dispendido diariamente com os filhos, assim como as soluções socioeducativas e de guarda das crianças, foram algumas das questões analisadas.

Manuela Brito, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e mãe de oito filhos, mostrou-se preocupada com a baixa natalidade registada no país, dizendo que é necessário alterar mentalidades e criar incentivos à natalidade, sublinhando que devem igualmente vencer-se os medos inerentes à incerteza do futuro. Relatou ainda algumas peripécias da sua experiência enquanto mãe de uma família numerosa.

Após a sessão temática, foram homenageadas as Mulheres Enfermeiras do Concelho da Sertã, por toda a dedicação no serviço prestado no Centro de Saúde da Sertã, em prol das mães e das famílias do Concelho. Ercília Ventura, Enfermeira-Chefe do Centro de Saúde da Sertã e porta-voz de todas as enfermeiras presentes, leu uma mensagem especial dedicada à Enfermeira Maria Lúcia Alves.

A cerimónia contou ainda com um momento musical proporcionado pela Escola de Acordeão da Sertã.

 

 

PUB

PUB

PUB

PUB