Idanha-a-Nova: Programa de Combate à desertificação apresentado no CCR

Decorreu em Idanha-a-Nova, na passada quarta-feira, a apresentação pública do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação ( PANCD) . Uma cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva.

  • Região
  • Publicado: 2014-03-12 16:59
  • Por: Cristina Valente

Decorreu em Idanha-a-Nova, na passada quarta-feira, a apresentação pública do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação ( PANCD) . Uma cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva..  

O PANCD visa, tem cinco objetivos estratégicos, Conservação do solo e da água; Fixação da população ativa nas zonas rurais; Recuperação das áreas mais afetadas pela desertificação; Sensibilização da população para a problemática da desertificação; e Consideração da luta contra a desertificação nas políticas gerais e sectoriais.

Armindo Jacinto, autarca de Idanha-a-Nova, voltou a recordar que os municípios rurais oferecem oportunidades que os jovens devem aproveitar.

Os problema de despovoamento e consequente desertificação, são gritantes e que têm resultado nas assimetrias significativas entre interior/litoral, e entre mundo urbano/rural . Os municípios com características de ruralidade, que são mais de 160, são uma oportunidade para desenvolver o país, criar riqueza e emprego” afirmou o autarca Idanhense.

Para o Secretário de Estado Francisco Gomes da Silva, este plano, que se apresenta renovado, e que vai ser apresentado ao governo para aprovação em concelho de Ministros, tem sido um processo “extremamente” Importante porque veio demostrar algumas realidades.

O que está nesta proposta, dá uma claríssima evidencia, à realidade de que as questões da desertificação, não podem ser olhadas, nem resolvidas, à luz de uma única perspetiva”. afirmou Francisco Gomes da Silva.

O secretário de Estado deixou em Idanha o desafio ao Instituto Conservação da Floresta, para que o processo esteja concluído para que possa ir a conselho de ministros, e ser aprovado, na reunião mais perto do Dia Mundial do Combate à desertificação.

PUB

PUB

PUB

PUB