Diário Digital Castelo Branco - Sertã: Ex-candidata do CDS anuncia apoio ao pagamento de faturas da água Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Sertã: Ex-candidata do CDS anuncia apoio ao pagamento de faturas da água

A candidata do CDS-PP à Câmara Municipal da Sertã em 2013 anunciou a criação de um grupo de apoio aos idosos e cidadãos carenciados que foram notificados para pagamento de faturas de água, algumas com vários anos de atraso.

  • Região
  • Publicado: 2014-03-07 06:16
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A candidata do CDS-PP à Câmara Municipal da Sertã em 2013 anunciou a criação de um grupo de apoio aos idosos e cidadãos carenciados que foram notificados para pagamento de faturas de água, algumas com vários anos de atraso.

Em causa está o envio por parte da Autarquia de cerca de três mil cartas reclamando o pagamento de faturas de água em atraso, algumas delas relativas a pagamentos em falta desde 2004.

O presidente da autarquia, José Farinha Nunes (PSD), assegura que o fornecimento de água "vai começar a ser cortado pelos serviços da autarquia caso permaneça o incumprimento".

Sara Freitas do Amaral, candidata do CDS-PP nas eleições autárquicas de setembro de 2013 (nas quais o partido não elegeu vereadores), anunciou ontem a criação de um "grupo de apoio social aos idosos e carenciados que foram alvo da intimidação para pagamento de faturas de água de há 10 anos para pagar".

"Muitas delas são vítimas de faturas ilegais e este gabinete de apoio vai incluir advogados e especialistas para prestar auxílio aos mais idosos e a carenciados desconhecedores da lei", declarou a consultora aeronáutica.

A democrata-cristã referiu que a medida "é ilegal", notando que, "pela lei, os munícipes só têm a obrigatoriedade de pagar faturas dos últimos seis meses".

Sara Amaral critica ainda o que referiu ser uma "insensibilidade social" e o mau funcionamento" da Câmara Municipal "por ter deixado arrastar esta situação durante anos".

O grupo de apoio vai começar a prestar serviço "nesta próxima semana".

"Ainda assim será insuficiente", observou, anunciado a entrada em funcionamento do email esclarecimentoserta@gmail.com para "análise e resposta de situações, caso a caso, uma vez que foram notificadas cerca de 3.000 pessoas".

José Farinha Nunes afirma que o processo de envio das cartas deriva de uma "reorganização dos serviços", que "não cortava a água mesmo que os munícipes nunca a pagassem", uma situação que considerou "insustentável", assegurando estarem "acautelados os casos de dificuldade económica ou de emergência social".

O total das faturas em atraso, segundo a autarquia, ascende aos 400 mil euros.

PUB

PUB

PUB

PUB