Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Duas listas devem concorrer este fim de semana, em Aveiro, à direção da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que realiza o seu congresso eletivo de sexta-feira a domingo, após as eleições autárquicas de setembro.
Duas listas devem concorrer este fim de semana, em Aveiro, à direção da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que realiza o seu congresso eletivo de sexta-feira a domingo, após as eleições autárquicas de setembro.
O que é tradição é que os três grandes partidos se entendam e apresentem uma lista conjunta para o Conselho Diretivo, o Conselho Geral e o Conselho Fiscal da ANAFRE, que respeite os resultados eleitorais, mantendo cada força a sua autonomia política ao longo do mandato.
No entanto, pela primeira vez, uma lista de independentes pretende entrar na direção da associação, o que pode baralhar as contas à tradicional lista única, consensual entre os partidos.
O independente Manuel Malícia Trindade, presidente da Junta do Fundão, afirmou, em declarações à agência Lusa, que irá liderar uma lista “para mudar as caras da direção da associação, para que não sejam sempre os mesmos”.
A lista de “consenso” deverá ser liderada pelo socialista Cândido Moreira, presidente de Padronelo, Amarante, que até agora era um dos vice-presidentes da associação.
O presidente do Conselho Diretivo será um socialista, porque a associação é dirigida pelo partido que venceu mais juntas de freguesia, mesmo considerando que nem todas elas são sócias da ANAFRE.
O presidente cessante, Armando Vieira (PSD), deve continuar na direção apesar de já não ser presidente da Junta de Oliveirinha, Aveiro, porque é agora presidente da Assembleia de Freguesia desta autarquia.
Malícia Trindade, que foi o primeiro suplente do conselho diretivo da ANAFRE no último mandato, vai apresentar uma lista própria, porque “a atual direção não vê com bons olhos a entrada dos independentes em proporção com os resultados eleitorais”.
“Estão a tentar tudo para que não exista mais lista alguma. Como a eleição é por método de ‘hondt’, posso dizer que se houver pelo menos 1.000 pessoas no congresso, por cada 100 votos que possa ter meto uma pessoa no Conselho Diretivo. E aí, pelo menos, tem de sair alguém”, disse.
Por seu lado, Cândido Moreira destacou que a ANAFRE respeitará “escrupulosamente os estatutos, os regulamentos e todos os conselheiros poderão apresentar as suas listas”.
“Isto estará garantido”, afirmou.
As listas concorrentes à direção da ANAFRE podem ser apresentadas no congresso até às 18:00 de sábado.
Nas eleições de 29 de setembro de 2013, o PS venceu em 1.279 (cinco delas em coligação), o PSD em 1.230 (das quais 320 são em coligação), os grupos de cidadãos em 342, a CDU em 169 e o CDS-PP em 54 (em cinco das quais coligado).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet