Diário Digital Castelo Branco - Sertã: Valter Hugo Mãe esteve no Convento Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Sertã: Valter Hugo Mãe esteve no Convento

A Capela do Convento de Santo António, na Sertã, acolheu uma tertúlia literária proporcionada pela visita do escritor Valter Hugo Mãe, no passado dia 17 deste mês.

  • Região
  • Publicado: 2014-01-27 06:49
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

A Capela do Convento de Santo António, na Sertã, acolheu uma tertúlia literária proporcionada pela visita do escritor Valter Hugo Mãe, no passado dia 17 deste mês.

Durante mais de duas horas, a sua mais recente obra foi o tema principal da conversa entre Valter Hugo Mãe, Rui Lopes (Jornalista), Ana Sofia Marçal (Biblioteca Municipal) e o público presente, num encontro promovido pela Câmara Municipal da Sertã.

“A Desumanização” desenrola-se na Islândia, onde o autor se deslocou em diversas ocasiões, e conta, pela voz da personagem Halldora, o que sobra depois da morte da sua irmã gémea. O autor referiu que a obra acaba por ter algum fundamento em episódios da sua vida pessoal: a morte do irmão e as visitas ao cemitério. Incide na temática da espiritualização e da conquista da solidão, sendo uma declaração de amor aos fiordes islandeses, local de pureza, que existe antes do mundo e do Homem.

 

Perante uma sala composta por uma plateia atenta, Valter Hugo Mãe acabou por desvendar aquele que poderá ser o seu próximo livro: um romance que terá como cenário um dos arquipélagos portugueses. A finalizar a tertúlia, que contou com a presença de Cláudia André, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Sertã, teve lugar a habitual sessão de autógrafos e venda de livros.

Valter Hugo Mãe nasceu em 1971, em Angola (Saurimo). Licenciado em Direito, pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, reside em Vila do Conde. É autor de cinco romances, de vários livros para os mais novos e de “Contabilidade”, que reúne a sua obra poética. Paralelamente dedica-se também à música e às artes plásticas. Foi distinguido com diversos prémios: Troféu Figura do Futuro (2009), atribuído pelo Correio da Manhã, Pena de Camilo Castelo Branco (2010) e a Medalha de Mérito Singular de Vila do Conde (2010).

Na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, para além de “A Desumanização”, podem ser encontradas outras obras deste escritor, nomeadamente: “O Filho de Mil Homens”, “O Nosso Reino”, “Máquina de Fazer Espanhóis”, “O Remorso de Baltazar Serapião”, “O Apocalipse dos Trabalhadores” e “As mais belas coisas do mundo”, entre outros.

PUB

PUB

PUB

PUB