Diário Digital Castelo Branco - Baja Portalegre 500 pode consagrar Holowczyc como campeão do Mundo Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Baja Portalegre 500 pode consagrar Holowczyc como campeão do Mundo

A Baja Portalegre 500, sétima e última prova da Taça do Mundo de todo-o-terreno, poderá consagrar no sábado o polaco Krzysztof Holowczyc como vencedor da competição, beneficiando das ausências do francês Jean-Louis Schlesser e do espanhol Nani Roma.

  • Desporto
  • Publicado: 2013-10-31 16:51
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Baja Portalegre 500, sétima e última prova da Taça do Mundo de todo-o-terreno, poderá consagrar no sábado o polaco Krzysztof Holowczyc como vencedor da competição, beneficiando das ausências do francês Jean-Louis Schlesser e do espanhol Nani Roma.

Holowczyk, terceiro classificado do campeonato, parte para o Alentejo com nove pontos de atraso em relação a Schlesser, líder isolado da competição, e três relativamente a Roma, bastando-lhe terminar entre os cinco primeiros posicionados para se sagrar campeão pela primeira vez.

As ausências de Schlesser e Roma, cujo principal foco de atenção é a edição de 2014 do Rali Dakar, prova rainha de todo-o-terreno, abrem caminho ao polaco para, ao volante de um Mini, conquistar a primeira vitória do ano na Taça do Mundo e, consequentemente, o título.

Apesar de ocupar o segundo lugar do campeonato, Roma é o piloto com mais triunfos em 2013, tendo-se imposto em Abu Dhabi, Espanha e Hungria, enquanto Schlesser, que se sagrou campeão cinco vezes seguidas, entre 1998 e 2002, venceu uma única prova, no Qatar.

Carlos Sousa, em 2003, ao volante de um Mitsubishi, foi o único português que conseguiu sagrar-se campeão da Taça do Mundo de todo-o-terreno, mas na categoria inferior (T2), há um piloto luso-angolano com possibilidades, ainda que remotas, de lutar pelo título em Portalegre.

Rómulo Branco (Mitsubishi) parte para a última prova no segundo lugar do campeonato, com menos 14 pontos do que o russo Alexander Baranenko (Toyota), e precisa, na melhor das hipóteses, que o líder termine no quinto lugar, ou abaixo, o que só aconteceu uma vez em seis ralis.

Com o título nacional de automóveis entregue a Miguel Barbosa, que vai procurar terminar o campeonato com um percurso cem por cento vitorioso, a prova rainha do calendário nacional vai servir para decidir o campeão na categoria de motos.

António Maio (Yamaha) parte em vantagem sobre Mário Patrão (Suzuki), campeão em exercício, depois de ter assumido a liderança isolada do Nacional na Baja Idanha-a-Nova, tendo ainda a seu favor um palmarés invejável na prova alentejana, que venceu por cinco vezes nas últimas seis edições.

PUB

PUB

PUB

PUB