Diário Digital Castelo Branco - Fundão: Paulo Frade é o campeão nacional de asa delta Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: Paulo Frade é o campeão nacional de asa delta

Paulo Frade sagrou-se campeão nacional de asa delta no Open Serra da Gardunha que terminou este fim de semana, após uma semana de competição.

 

  • Desporto
  • Publicado: 2013-06-23 19:31
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Paulo Frade sagrou-se campeão nacional de asa delta no Open Serra da Gardunha que terminou este fim de semana, após uma semana de competição.

O voador de 45 anos, do Clube Nacional de Voo Livre, praticante da modalidade há 29 anos, revalidou o título que tinha conquistado na última vez que o Campeonato Nacional de asa delta se realizou, antes dos anos de interregno que se seguiram.

A uma distância considerável ficaram, nos restantes lugares do pódio, Ricardo Costa e João Ramos.

Mas Paulo Frade, embora tenha sido o melhor português, não foi o vencedor da prova, ganha pelo espanhol Dani Mota, que relegou o campeão nacional para o segundo lugar da geral.

Paulo Frade enaltece a presença do medalha de bronze da modalidade no Campeonato da Europa. "O grupo de espanhóis veio aumentar o nível competitivo da prova e isso valoriza-a", salientou o campeão nacional, em declarações à agência Lusa.

"Foi uma prova muito competitiva, só no último dia tudo ficou decidido", realçou Paulo Frade, que espera que a realização do Open Serra da Gardunha, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e Federação Portuguesa de Voo Livre, aliada às condições de segurança, meteorológicas e de orientação do local, atraiam agora mais gente para a asa delta.

"Foi uma ótima prova, toda a gente fez muitos bons voos", acentuou Ricardo Costa. "Espero que a nova leva de pilotos queira tomar conta da modalidade e que mais gente voe mais e melhor", manifestou o organizador, que diz não existirem mais de 50 praticantes regulares no País.

As descolagens da competição realizaram-se na renovada rampa junto à torre de vigia da Serra da Gardunha, a que se acede a partir de Alcongosta. Segundo os participantes, "a melhor rampa do mundo".

PUB

PUB

PUB

PUB