Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 15 de maio de 2013

Troika pode falhar oitavo exame a Portugal

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A troika está a equacionar o adiamento da oitava avaliação ao programa de resgate externo português para depois do Verão, quando a mesma deveria acontecer muito em breve. De acordo com a edição desta quarta-feira do Jornal de Negócios, esta opção prende-se com o facto de os representantes do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu terem feito uma visita excepcional ao País a propósito do fecho do sétimo exame de ajustamento.

Acabaram de sair de Portugal, pelo que não fará sentido regressarem na data prevista. A troika estará a estudar a possibilidade de protelar para depois do Verão a oitava avaliação trimestral ao programa de ajustamento português, quando a mesma deveria ter início em finais de Maio, apurou o Jornal de Negócios.

Em causa está o atraso relativo ao encerramento do sétimo exame, fruto do chumbo do Tribunal Constitucional a quatro das normas do Orçamento do Estado para 2013 enviadas para fiscalização sucessiva, e a visita de carácter extraordinário que os credores internacionais fizeram ao País a esse propósito.

O fim do mês de Agosto é a altura apontada para o regresso da troika a Portugal, sendo que até lá o Executivo de Pedro Passos Coelho terá de encontrar soluções que permitam um encaixe financeiro para os cofres do Estado de 436 milhões de euros, por sinal equivalente àquele que a aplicação da chamada ‘TSU sobre pensionistas’ facultaria. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!